author picture

·Fernando del Cantão·

Radar do Mundial: Como Estão os Rivais dos Clubes Brasileiros na Primeira Fase

A contagem regressiva para o maior Mundial de Clubes da história já começou! O evento vai rolar a partir de 14 de junho, com um emocionante duelo entre Al Ahly e Inter Miami. Em dois meses, alguns dos clubes mais renomados do planeta desembarcam nos Estados Unidos, todos em busca da glória no primeiro torneio organizado pela FIFA que contará com 32 times.

É hora de dar uma olhadinha nos rivais dos nossos quatro representantes brasileiros — Botafogo, Flamengo, Fluminense e Palmeiras — na competição.

Porto

Na estreia do Mundial, o Palmeiras vai encarar o Porto. Embora seja um grande clube, o Porto não está vivendo seu melhor momento. Atualmente, eles ocupam a terceira posição da Liga Portuguesa com 56 pontos, ficando atrás de Sporting (65) e Benfica (62). Se a situação continuar assim, o Porto pode ficar fora da Champions League pela segunda vez consecutiva.

A única motivação do time na reta final da temporada é garantir uma vaga na competição europeia. Depois de levantar a Supertaça em agosto de 2024, o Porto foi eliminado em todas as outras competições de mata-mata: semifinais da Taça da Liga, eliminação para o Moreirense na Taça de Portugal e derrota para a Roma na repescagem da Europa League.

Martín Anselmi é o terceiro técnico da temporada, e os destaques individuais são o atacante espanhol Samu Omorodion, que balançou as redes 15 vezes, e o lateral-esquerdo Francisco Moura.

Inter Miami

Agora, falando do time do craque Lionel Messi e do uruguaio Luis Suárez, o Inter Miami está imbatível em 2024, com oito vitórias e um empate em nove jogos oficiais. Sob o comando de Javier Mascherano, eles lideram a Conferência Leste da MLS com 13 pontos — após um empate na estreia, o time venceu os quatro jogos seguintes.

Nesta quinta-feira, o Miami tem um jogão contra o LAFC nas oitavas de final da Champions League da Concacaf. O Messi está jogando muito, com cinco gols e duas assistências em seis partidas, enquanto Suárez já marcou quatro e fez seis passes para gol.

Al Ahly

O Al Ahly, que já foi campeão da Champions League africana seis das últimas oito edições, começou a fase final da Premier League Egípcia com uma derrota de 3 a 0 para o Zamalek. Eles estão em apuros para manter o tricampeonato, já que o Pyramids está quatro pontos na frente.

Além disso, o Al Ahly vai enfrentar o Al Hilal, do Sudão, nesta terça, no primeiro jogos das quartas de final da Champions africana. Sob o comando de Marcelo Koller, o time conta com vários titulares da seleção egípcia, incluindo o goleiro El Shenawy.

PSG

O PSG, que já foi um dos times mais estrelados, agora parece mais “pé no chão”, mas está arrasando! Com Luis Enrique no comando, o time está com 21 pontos de vantagem sobre o vice-líder Monaco na Ligue 1. Na Champions League, eles superaram um início fraco e eliminaram o Liverpool nas oitavas de final.

Na era “pós-Mbappé”, Ousmane Dembelé vem brilhando, e o elenco ainda conta com jovens talentos como Bradley Barcola e Desirée Doue. Nesta terça, eles enfrentam o Dunkerque, da segunda divisão, na semifinal da Copa da França, em busca do triplete.

Atlético de Madrid

O Atlético de Madrid, que gastou uma grana na última janela de transferências, não está colhendo os frutos esperados. Após ser eliminado nas oitavas de final da Champions League pelo Real Madrid, o time busca desesperadamente um título na Copa do Rei — na quarta-feira, enfrentam o Barcelona na volta das semifinais após um emocionante empate 4 a 4.

Com a maioria dos jogadores sul-americanos, o Atleti é um dos clubes europeus que mais valorizam o Mundial de Clubes. Sob Diego Simeone, o time conta com estrelas da seleção argentina, como Rodrigo de Paul e Julián Álvarez, além do uruguaio José María Giménez. Alexander Sorloth, com 15 gols, é o destaque, e Simeone precisa fazer com que ele funcione bem junto com Julián.

Seattle Sounders

Olha, o Seattle Sounders está tendo dificuldades nesta temporada e é considerado o time mais fraco do grupo. Na MLS, eles estão na 12ª posição da Conferência Oeste, acumulando apenas uma vitória em seis jogos. Na Champions League da Concacaf, levaram uma goleada de 4 a 1 e foram eliminados logo nas oitavas.

O elenco do técnico Brian Schmelzer não está amedrontando ninguém. O meia João Paulo é um dos destaques, e os artilheiros são Jordan Morris e Albert Rusnak. Para dar uma animada, eles anunciaram a contratação de Ryan Kent, um ponta inglês que estava no Fenerbahce.

Chelsea

O Chelsea, um dos principais adversários da torcida rubro-negra, não vive a melhor fase. Esta é a segunda temporada consecutiva que eles ficam fora da Champions League, embora tenham conquistado o torneio em 2012 e 2021.

Agora, eles estão na disputa da Conference League, onde estão mandando muito bem, com 100% de aproveitamento em oito jogos. A campanha na Premier League, no entanto, é modesta, com o time em quarto lugar e lutando para voltar à Champions. Enzo Fernández e Moisés Caicedo são os destaques no meio-campo, enquanto Cole Palmer é o artilheiro da equipe, já com 14 gols.

Espérance

O Espérance, vice-campeão africano, está disputando o título da Ligue 1 da Tunísia em um acirrado confronto com o Monastir e o Club Africain. Após 25 rodadas, eles somam 53 pontos, números iguais ao rival.

O time também está na Champions africana e vai enfrentar o Mamelodi Sundowns nesta terça. Acabaram de trocar de técnico; Laurentiu Reghecamp foi demitido, e Maher Kanzari assumiu. O atacante argelino Youcef Belaili é o destaque, vivendo uma das melhores fases da carreira.

Rival a Definir

A terceira equipe rival do Flamengo ainda não está definida, já que a Fifa excluiu o León, do México, do torneio. A punição foi devido à proibição de multipropriedade. A vaga deve ser preenchida em campo, possivelmente entre o Los Angeles FC e o América do México.

O América está voando na Liga MX, liderando a competição, enquanto o LAFC ocupa a oitava posição na MLS.

Borussia Dortmund

O Borussia Dortmund, tentando fugir de uma campanha fraca na Bundesliga, está no décimo lugar, mas tem uma vida nova na Champions League, atingindo as quartas de final onde vai encarar o Barcelona.

Com várias saídas no elenco, o destaque tem sido o guineano Serhou Guirassy, atual vice-artilheiro da Champions, com impressionantes 24 gols na temporada. Precisam ficar de olho também no zagueiro Nico Schlotterbeck e no meio-campista Julian Brandt.

Ulsan HD

A situação não está fácil para o Ulsan HD nesta temporada. Eles estão no Mundial apenas por causa do seu ranking, já que na Champions League asiática a coisa não andou bem — perderam seis dos sete primeiros jogos.

Na liga nacional, começaram bem, mas acabam de ter alguns tropeços e estão agora na quarta posição. O goleiro Hyeon-Woo Jo e o capitão Young-Gwon Kim são os destaques, e no ataque estão os brasileiros Yago Caju e Erick.

Mamelodi Sundowns

Dominando no futebol sul-africano, o Mamelodi Sundowns lidera o Campeonato Sul-Africano e está na semifinal da Copa da África do Sul, além de avançar na Champions League africana, onde vai enfrentar o Espérance. Com nove jogadores convocados para a seleção, incluindo o goleiro Ronwen Williams, eles estão em ótima fase.

E aí, ansiosos para ver como nossos clubes vão se sair diante desses rivais? O Mundial vai ser eletrizante!

Fonte: UOL - Radar do Mundial: como estão os rivais dos clubes brasileiros na 1ª fase

Participe da discussão, deixe também o seu comentário!

Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!