author picture

·Fernando del Cantão·

Técnicos Erram Feio ao Escalar os Titulares na Sul-Americana e Depois Vêm as Reclamações

O que tá rolando no futebol brasileiro?

Os técnicos do nosso futebol têm toda razão ao reclamar do calendário insano e do excesso de jogos, que não só causam lesões, mas também comprometem a qualidade do trabalho deles. Mas vamos ser sinceros? Eles também precisam fazer sua parte! E isso ficou bem claro no primeiro dia da fase de grupos da Copa Sul-Americana.

Cadê o bom senso?

Atlético Mineiro, Cruzeiro e Fluminense colocaram em campo o que tinham de melhor, com escalações praticamente idênticas às da primeira rodada do Brasileiro. No caso do Galo, o problema ficou ainda mais sério com a altitude de Cusco, no Peru, contra o Cienciano. A pergunta é: o que é mais importante, o Brasileiro ou a Sul-Americana? A resposta todo mundo sabe: a Sul-Americana só ganha destaque quando as equipes vão avançando para as fases decisivas, especialmente nas quartas de final.

Um exemplo? O Corinthians, que lutou contra o rebaixamento no Brasileiro do ano passado, mandou um time reserva no mata-mata da Sul-Americana para não prejudicar a luta pela permanência na Série A.

Por que escalar titulares na Sul-Americana?

  • Não faz sentido usar os titulares na fase de grupos da Sul-Americana.
  • E quando a partida é na altitude? E com veteranos como Hulk, Rony, Thiago Silva, Cano, Cássio e Gabigol em campo, acumulando minutagem?

O que aconteceu nos jogos?

Os desempenhos e resultados agora não são o foco do debate. O Atlético, ao menos, jogou com garra e mereceu a vitória. Já o Cruzeiro e o Fluminense não foram bem em campo e tiveram destinos distintos por detalhes nas partidas. O Cruzeiro se complicou e sofreu gols nos acréscimos contra o Unión Santa Fe, enquanto o Flu conseguiu uma vitória com um golaço do Cano contra o Once Caldas.

Uma análise dos grupos

Os grupos da Sul-Americana são, sinceramente, bem fracos. Um time reserva da maioria dos times brasileiros teria boas chances de se classificar em primeiro, e no pior cenário, acabaria em segundo e ainda jogaria um mata-mata a mais lá na frente.

E as lesões, galera?

Depois, quando as lesões começam a surgir, não vai adiantar reclamar. Cuca, Marcão e Leonardo Jardim deram mancada feia nos jogos de ontem. Um deles é interino e o outro é novato no futebol sul-americano, então dá para entender um pouco a situação deles. Mas Cuca? Esse é o que mais me incomoda, especialmente por ter exposto seus titulares à correria nas montanhas.

E aí, o que você acha dessa situação? Vamos repercutir!

Fonte: UOL - Técnicos erram feio ao pôr titulares na Sul-Americana. Depois, vem o choro

Participe da discussão, deixe também o seu comentário!

Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!