
Despedida do Ídolo: Morre Manga, Ex-Goleiro do Botafogo, Inter e Seleção aos 87 Anos
É com muito pesar que recebemos a notícia da morte do ex-goleiro Haílton Corrêa de Arruda, carinhosamente conhecido como Manga, que faleceu aos 87 anos no Rio de Janeiro. Manga deixou uma bela história no futebol brasileiro, sendo ídolo de clubes como o Botafogo, o Internacional, o Nacional do Uruguai e da própria seleção brasileira.
A Última Retirada
A triste notícia foi divulgada pelas redes sociais do Botafogo, mas a causa da morte ainda não foi revelada. Manga estava internado no Hospital Rio Barra, localizado na Barra da Tijuca. Para honrar a memória do ex-jogador, o presidente do Botafogo disponibilizou o salão nobre de General Severiano para o velório.
Uma Lenda nas Redes
Manga fez parte do Botafogo entre 1959 e 1968, período em que se tornou uma verdadeira lenda para o clube. Durante sua passagem, ele conquistou os bicampeonatos cariocas de 1961/62 e 1967/68. O goleiro era conhecido como um paredão, defendendo um time que tinha estrelas como Garrincha, Quarentinha, Amarildo e Zagallo.
Conquistas com a Seleção e os Clubes
Em 1966, Manga foi titular da seleção brasileira na Copa do Mundo e acumulou uma série de títulos com clubes como o Inter e o Nacional. Pelo Colorado, ele conquistou o bicampeonato brasileiro em 1975 e 1976. Já pelo Nacional, foi campeão quatro vezes do Campeonato Uruguaio e também levantou a Libertadores e o Intercontinental em 1971.
Uma Data Especial
Em homenagem ao seu legado, o Dia do Goleiro no Brasil foi estabelecido em sua homenagem, coincidentemente no dia do seu aniversário, 26 de abril.
O Início de uma Grande Trajetória
Natural de Recife, Manga iniciou sua carreira no Sport antes de brilhar no Botafogo. Após sua passagem pelo clube carioca, ele teve uma experiência no Uruguai entre 1969 e 1974, voltando ao Brasil para marcar uma nova era no Inter. Suas últimas aparições em campo foram pelo Operário-MS, Coritiba, Grêmio, até encerrar sua carreira no Barcelona-EQU em 1982.
A importância de Manga para o futebol é indiscutível, e sua memória permanecerá viva entre os apaixonados pelo esporte. Descanse em paz, ídolo!
Fonte: UOL - Morre ex-goleiro Manga, ídolo de Botafogo, Inter e seleção, aos 87 anos