author picture

·Fernando del Cantão·

Tristeza no Futebol: A Perda de Manga, um ícone dos Goleiros

Hoje é um dia bem complicado para o futebol brasileiro. Fomos pegos de surpresa com a notícia da morte de Manga, aos 87 anos, no Rio de Janeiro. Considerado um dos maiores goleiros da história, ele deixou sua marca como um verdadeiro ídolo do Botafogo e do Internacional.

Quem foi Manga?

Nascido Hailton Corrêa de Arruda, em Recife, no dia 26 de abril de 1937, Manga estava morando no Retiro dos Artistas, no Rio, desde 2020 e contava com o apoio de seu amigo e apaixonado torcedor do Botafogo, Stepan Nercessian.

Acredite, quando digo que ele é um dos mais emblemáticos arqueiros já vistos, não estou exagerando! Para você ter uma ideia, a data do seu aniversário também é o Dia do Goleiro no Brasil, uma homenagem mais que merecida ao nosso querido pernambucano.

As Qualidades de um Goleiro Excepcional

Manga tinha todos os requisitos que um goleiro de respeito precisa ter:

  • Reflexos rápidos
  • Bom posicionamento
  • Velocidade
  • Altura
  • “Cara de mau” para intimidar os atacantes
  • E, claro, uma boa dose de coragem!

Mas toda essa bravura teve seu preço. Ao longo de sua carreira, ele acabou adquirindo uma marca bem peculiar: muitos dos seus dedos são tortos devido às lesões que sofreu. Ele não tinha medo de se jogar com tudo, mesmo sem luvas, para dividir a bola com os atacantes.

E você pode imaginar quantas fraturas isso trouxe pra ele, né?

A Coragem de Manga

Incrivelmente, mesmo após sofrer "acidentes" nos treinos ou jogos, Manga voltava para o campo em questão de dias, usando simples talas em seus dedos quebrados. Em uma entrevista ao Lance!, ele comentou sobre isso:

"Eu não tinha medo, era corajoso. Quando eu quebrava um dedo, o doutor me engessava e em três ou quatro dias eu já estava jogando de novo. Por isso, eu tenho quase todos os dedos tortos. Essas são as marcas do meu trabalho. No Nacional-URU, por exemplo, quebrei dois de uma vez só e dias depois fui para o jogo normalmente. Não gostava de ficar de fora. Tenho um orgulho muito grande do que fiz na minha carreira. Sempre fiz o melhor, mesmo que estivesse machucado."

Que amor e dedicação ao esporte! Manga, você deixou um legado incrível e será lembrado para sempre. Descanse em paz, meu amigo! ???

Fonte: UOL - Manga, que morreu hoje, foi o mais emblemático goleiro da história

Participe da discussão, deixe também o seu comentário!

Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!