·Fernando del Cantão·O que Motivou Mattos a Deixar o Cruzeiro e Aceitar o Desafio no Santos?
A decisão de Alexandre Mattos de deixar o Cruzeiro e se juntar ao Santos pegou muitos de surpresa. Afinal, enquanto a Raposa luta pela liderança do Campeonato Brasileiro, o Peixe está ali perto da zona de rebaixamento. Mas, para o executivo de futebol, essa mudança representa um novo desafio em sua carreira.
Momento Decisivo
Mattos acredita que seu trabalho no Cruzeiro já tinha chegado a um ciclo completo e bem-sucedido. Em suas palavras:
"A gente precisa entender os novos desafios, mudança de mentalidade e de objetivo. Saí em um ano de brigar para não cair para disputar liderança do campeonato, batendo nos principais concorrentes."
Quando recebeu a ligação de Marcelinho e do presidente do Santos, ele sentiu que seu dever estava cumprido no Cruzeiro, e isso não foi só por ele, mas por toda a equipe.
"Eu precisava de um novo desafio. São quase 20 anos de mercado, entendi que já contribuí e que agora posso contribuir em outro lugar."
Santos: Uma Nova Casa
O Santos, com sua rica história e tradição, também despertou a atenção de Mattos. Ele se disse bem adaptado à cidade e encantado pela recepção calorosa que teve.
"Eu fiquei impressionado com a quantidade de mensagens que recebi de pessoas fora do país parabenizando. [...] Isso mostra o tamanho do Santos, da marca, da camisa."
Com quase duas décadas de carreira, ele se sente em casa e pensa grande.
Experiências Passadas
Mattos não chegou ao Santos com cartas na manga. Ele tem um histórico nos bastidores do futebol brasileiro, passando por grandes clubes como América-MG, Palmeiras, Atlético-MG, Athletico-PR e Vasco. O executivo é conhecido por fazer investimentos altos, mas no Santos, a abordagem pode ser diferente.
Ele deixou claro que não está buscando gastar, mas sim reestruturar. Ao longo de sua carreira, passou por clubes que enfrentavam dificuldades financeiras e conseguiu reverter a situação.
“Meu histórico é chegar em momentos de dificuldade e sempre saí com um legado positivo em termos financeiros.”
Planejamento e Estratégia
Um dos focos de Mattos no Santos será a gestão cuidadosa dos recursos. Ele enfatizou a importância de pagar as contas em dia e manter tudo organizado para que a equipe possa prosperar.
"A maior contratação é o pagamento em dia e contas organizadas. As coisas melhoram, vem o protagonismo, receitas aumentam."
Ele não tem a intenção de ser revolucionário, mas quer otimizá-las. Mattos fala sobre resgatar os atletas que já estão na equipe e fazer com que eles se destaquem mais em campo.
Olhando para o Futuro
Embora tenha tido uma passagem rápida no Vasco por motivos que não estavam sob seu controle, ele reafirmou que sempre trabalha de acordo com o orçamento e a realidade do clube.
“Sempre trabalhei com orçamento, realidade, dentro da autoridade do presidente.”
Agora, ele está animado para enfrentar este novo desafio no Santos, mantendo a mesma postura de planejamento e responsabilidade que marcou sua trajetória. Portanto, vamos acompanhar de perto o que acontece a partir daqui!
Fonte: UOL - Entenda o que levou Mattos a deixar o Cruzeiro e aceitar desafio no Santos