
O Que Está Rolando na Concorrência de TV para os Contratos da Libertadores
Introdução
A gente sabe que a Libertadores e a Sul-Americana são competições super importantes, né? Por isso, a Conmebol, junto com a FC Diez, já começou a movimentação para o leilão dos direitos de transmissão dessas duas copas para o ciclo que vai de 2027 a 2030. A expectativa é que lá por outubro deste ano, a gente já tenha uma ideia de quais canais vão transmitir os jogos.
O Impacto Direto nos Clubes
Conversamos com várias pessoas do mercado que estão por dentro desse processo para entender como isso vai afetar os clubes. É bom lembrar que a receita gerada pela Conmebol é que determina os prêmios que os times recebem durante as competições.
No ciclo atual, a Conmebol arrecadou nada menos que US$ 1,5 bilhão (cerca de R$ 8,2 bilhões) por quatro anos, o que dá uma média de R$ 2,050 bilhões por ano. Um aumento de 20% em relação aos contratos passados, o que é um baita reajuste!
Como Está a Situação no Brasil?
Aqui no Brasil, a coisa é dividida entre duas frentes: TV fechada e TV aberta. Na TV fechada, temos a Disney e Paramount com pacotes, enquanto a Globo tem a fatia na TV aberta. Os destaques e as transmissões "Near live" ficam com a CazeTV.
A FC Diez já fez reuniões com os principais canais do Brasil sobre como será essa nova concorrência, e uma nova reunião tá marcada em São Paulo para os dias 26 e 27.
Propostas e Expectativas
Uma proposta à parte foi feita para a Disney/ESPN, tentando aumentar o valor do contrato que já rola entre eles. Afinal, eles são os maiores parceiros da Conmebol. Mas, até agora, nada fechado.
A intenção da Conmebol de aumentar os ganhos é firme. Tem rumores no mercado de que a concorrência pode estar um pouco reduzida com a saída da Paramount, o que pode impactar os números. Algumas pessoas acham que a Conmebol pode até ter dificuldades em manter os valores atuais, mas outros acreditam que ainda é cedo para tirar conclusões. Afinal, tem muitos competidores potenciais que ainda não se pronunciaram.
quem São os Grandes Rivalizadores?
Na TV aberta, a Globo e o SBT são os grandes rivais, com a Record também querendo uma fatia do bolo. Já a CazeTV provavelmente não vai entrar nessa disputa.
Quando falamos da TV fechada, a Disney é quem tem mais força, já que manja como vender esse conteúdo. O que pega é que a Amazon também tá nessa, mas só tá de olho na Copa do Brasil, Brasileiro e Libertadores por enquanto. E resta saber se a matriz deles vai liberar uma grana boa para isso.
E não podemos esquecer do SporTV e da Warner, que também estão no jogo, mas a Warner enfrenta o desafio de pagar valores altos para a Champions e pode acabar se complicando.
Novas Entradas no Jogo
Fala-se até na possibilidade de empresas como a Apple se interessarem por essa concorrência. No entanto, muitos acham que isso ainda é pouco provável.
As Receitas e Prêmios
As receitas das competições de Libertadores e Sul-Americana vão gerar cerca de US$ 302 milhões em prêmios para os clubes. O presidente da Conmebol, Alejandro Dominguez, está usando esses aumentos contínuos como uma forma de capital político. Ele vai lutar para garantir que os ganhos da TV aumentem, e, claro, isso beneficia também os clubes.
Então, é isso, galera! O cenário tá pegando fogo e promete movimentar bastante o mercado nos próximos meses. Fiquem ligados que vamos trazer mais novidades sobre esse assunto!
Fonte: UOL - O que se sabe sobre a concorrência de TV pelos contratos da Libertadores