
Como Flamengo e Betano Transformaram um Flerte nos Bastidores em um Patrocínio Recorde
Quando Giannis Antetokounmpo, o gigantesco astro da NBA, pisou em solo brasileiro em junho, não foi à toa que a Betano se preparou para um encontro especial. No clima de descontração, o jogador trocou camisas com o técnico e os atletas do time de basquete do Flamengo. Essa foi apenas uma das várias interações que antecederam o que seria o maior patrocínio do futebol brasileiro.
O Super Patrocínio
Prepare-se: a Betano vai desembolsar uma grana pesada! Serão R$ 268 milhões por ano, em um contrato que se estende até 2028. E não é só o futebol que vai ver a marca da Betano – o acordo envolve também os times de basquete e vôlei, além dos uniformes dos esportes olímpicos. De acordo com informações do UOL, esse patrocínio não surgiu do nada; houve meses de conversas e muitos encontros nos bastidores.
Na verdade, o Flamengo já começará a sentir essa nova parceria a partir desta semana! O clube receberá a primeira parcela de R$ 85,5 milhões. Isso é um alívio e uma ajuda para aumentar a receita com publicidade e patrocínio, que prevê R$ 320 milhões para 2024, segundo o balanço do clube.
Hoje, na partida contra o Vitória, os jogadores vão exibir, com orgulho, a frase "A Nação confia" – a primeira mensagem da Betano na camisa do time. Esse é um sinal da evolução e do amadurecimento dessa relação.
Mudanças no Patrocínio
Antes da Betano, o Flamengo tinha um patrocínio máster com a Pixbet. A marca ocupava esse espaço desde o início de 2024, após uma negociação que deixou o valor na casa dos R$ 470 milhões até dezembro de 2027. Mas, com o passar do tempo, a situação foi mudando. A Pixbet, que já foi uma força de peso no mercado de apostas, viu sua posição se enfraquecer, e as finanças da empresa começaram a cair.
Enquanto o Flamengo seguiu em sua relação com a Pixbet, a Betano explorava uniformes de outros times como Fluminense e Atlético-MG, mas seu desejo de se juntar ao clube de maior torcida do Brasil continuava forte. O movimento da empresa é simples: estreitar as relações e mostrar aos clubes por que devem se aliar à Betano quando a oportunidade surgir. Assim, quando os executivos da Betano estavam agendando compromissos no Rio, eles sempre achavam um tempinho para visitar a Gávea.
A Corte do Vínculo com a Pixbet
Apesar da boa relação entre Flamengo e Pixbet, já havia a sensação de que a parceria estava perdendo o sentido. Embora a Pixbet tenha honrado a maioria dos pagamentos, alguns valores chegaram de forma incompleta. Por conta disso, no dia 13 do mês passado, o Flamengo anunciou que encerrou de comum acordo e de forma amigável o contrato com a Pixbet. O clube vai receber tudo o que tinha direito até o momento, e ninguém vai pagar multas ou juros.
Após o término do contrato, o Flamengo deixou claro que estava aberto a novas propostas. E isso não demorou! Diversas empresas entraram em ação, e a disputa esquentou. Esportes da Sorte, Sportingbet, Superbet, 7K Bet, Betano e Bet Nacional estiveram na briga.
A Escolha pela Betano
Em um cenário em que o Flamengo não queria prolongar o processo de escolha, a Betano se destacou por seu relacionamento sólido e pela perspectiva internacional. Apesar de outras ofertas competitivas, a decisão final foi pela Betano. Todo o processo foi conduzido em sigilo absoluto. Nem os membros do clube que aprovariam o contrato tinham acesso à minuta completa.
Na segunda-feira seguinte, a Betano foi anunciada como a nova parceira. Após a assinatura do contrato, o Flamengo e a Betano imediatamente começaram a se conectar para planejar ações futuras. Assim que o acordo foi aprovado, o presidente Bap fez uma live do Maracanã compartilhando detalhes sobre a nova parceria.
Além Fronteiras
Flamengo e Betano enxergam um imenso potencial para crescer além do Brasil. Eles pretendem criar ações no exterior como uma forma de atrair mais torcedores e facilitar a venda de pay-per-view internacional dos jogos do Flamengo como mandante no Brasileirão.
A Betano não vai parar por aí! Além do pagamento inicial de R$ 85,5 milhões nesta semana, também irão desembolsar R$ 256 milhões nos próximos três anos, divididos em três parcelas. A maior delas, de R$ 128 milhões, cairá em janeiro.
E a marca Flabet? Bom, essa será encerrada em dois meses apenas, dando tempo para os usuários sacarem seu dinheiro.
E não se esqueça: a frase "A Nação confia" que estreia hoje será trocada pela logo da Betano já no jogo contra o Grêmio, no próximo domingo, no Maracanã. Preparem-se, porque essa nova fase promete! ??
Fonte: UOL - Como Flamengo e Betano foram do flerte nos bastidores ao patrocínio recorde