
Cuca na Berlinda: Prazo de Validade Estragado
A Demissão do Cuca
O Cuca não está mais no comando do Atlético-MG, e não é à toa! O cara estava fazendo um trabalho bem fraco, mas a gente se pergunta: quanto tempo ele já vinha entregando resultados abaixo da média? A memória da galera, principalmente da imprensa esportiva, parece ser bem curta. Ninguém se lembra, por exemplo, da última passagem tumultuada do técnico pelo Athletico-PR.
- Pra quem não sabe, rolou uma especulação sobre ele "abandonar" o Athletico para ir treinar o Cruzeiro, e isso pegou super mal entre os torcedores e na imprensa de Curitiba. Depois de uma partida morna — empate em 1 a 1 com o Corinthians — Cuca pediu demissão no vestiário. E aqui entre nós, a confusão no vestiário pintou um quadro bem negativo da situação. O Furacão estava nas cabeças da tabela e, com tudo isso, ele saiu do clube pela porta dos fundos.
O pessoal ficou bem revoltado, especialmente porque Cuca se dizia um torcedor fervoroso do Athletico e ainda afirmava estar honrado em ser o técnico do time que amava. Isso deixou a direção do clube tão irritada que prometeram que ele não colocaria mais os pés no clube.
A ideia de se aventurar no Cruzeiro foi por água abaixo, e no final das contas, ele acabou no Galo. Com um campeonato mineiro no bolso, vencendo o América-MG na final, mas sejamos sinceros: era a obrigação dele.
Desempenho Aquém das Expectativas
Durante a temporada, o Atlético teve alguns desastres em campo, com escolhas que deixaram todos de boca aberta. Uma das mais bizarras? Cuca pedindo o Dudu, que estava saindo do Cruzeiro por conta de um futebol fraco e um comportamento nada exemplar no vestiário. Ele ainda tinha o "atrevimento" de pedir a demissão do técnico que o deixava no banco!
E não dá pra esquecer a derrota humilhante por 2 a 0 para o Cruzeiro na arena MRV. Aí, como eu já disse antes: "achei que o Atlético fosse se impor, mas o trabalho do técnico Cuca realmente venceu a validade." E, adivinha? Cuca foi demitido.
Cuca e Suas Saídas Precipitadas
Um padrão bem chato com o Cuca é que ele sempre deixa os times na mão, principalmente depois de um bom trabalho. Parece que ele curte essa ideia de se tornar uma lenda apenas por vitórias e, quando a situação começa a azedar, do nada ele taca fogo na própria grama e sai fora. Agora, o Galo resolveu agir rápido e cortou o laço antes que a corda arrebentasse.
Aí vem a pergunta: será que os treinadores que têm uma longa carreira não percebem que estão sendo vistos como ultrapassados? Lembrando que devoção religiosa não é a chave do sucesso no futebol — usar uma camisa de santo não garante troféus. O futebol é sobre muito mais que fé; é preciso acompanhar as mudanças, estudar e se adaptar.
O Futuro do Galo
Agora, a grande missão do Atlético é encontrar um treinador que consiga construir um trabalho de longo prazo e que tenha espaço pra definir o elenco da forma que quiser. E, claro, precisa de apoio da diretoria para que o novo técnico tenha tempo e respaldo pra mostrar resultados.
Cuca até foi considerada uma boa opção por um tempo e chegou a ser cogitado para a seleção, mas a verdade é que ele nunca transmitiu muito confiança. Assim, ele conseguiu deixar a torcida e os jogadores com um pé atrás, sempre na expectativa de que ele poderia pular fora a qualquer momento.
Os nomes que estão sendo cogitados agora incluem Jorge Sampaoli, Ramon Díaz e Pedro Caixinha, mas eu apostaria também no Luís Zubeldía, que acho que seria uma ótima escolha pro Galo.
Situação Crítica
E vamos falar a real: o Atlético está mal no Brasileirão e com a vida complicada na Copa do Brasil. Agora, vai encarar o Bolívar nas quartas, e dependendo do que rolar, uma crise profunda pode estourar. As prioridades precisam ser bem claras: melhorar no Brasileirão pra não correr o risco de rebaixamento, brigar na Copa Sul-Americana e fazer um grande jogo contra o Cruzeiro no Mineirão.
Se conseguir se classificar na Copa do Brasil, maravilha! Mas se rolar uma eliminação, não dá pra transformar isso em um drama. Uma queda pra cima do Bolívar e continuar ali perto da zona de rebaixamento pode, sim, ser o estopim de um estouro geral.
E aí, Galo? O que você vai fazer agora?
Fonte: UOL - Prazo de validade do trabalho do Cuca está vencido e sem credibilidade