
Do Sucesso no Mundial à Demissão: O Que Rolou com Renato do Fluminense
Hoje é um dia de grandes mudanças no universo do futebol! A quinta passagem de Renato Gaúcho à frente do Fluminense chegou ao fim na madrugada de hoje. Após a eliminação da equipe diante do Lanús, nas quartas de final da Sul-Americana, o treinador fez um anúncio surpreendente: pediu pra sair.
O Que Aconteceu?
Renato deixou seu legado ao levar o Fluminense à melhor performance de um time brasileiro na Copa do Mundo de Clubes, onde chegou até as semifinais. Mas mesmo com esse baita feito e uma semifinal na Copa do Brasil, ele decidiu abrir mão do cargo. Durante a coletiva de imprensa, Renato deu uma explicação franca sobre sua decisão.
Ele deixou a equipe em uma posição sólida no Brasileirão, ocupando o oitavo lugar. “Eu acabei de pedir demissão para o presidente. Então, a partir de agora, vai estar um outro cara aqui. Vocês (jornalistas) vão fazer as mesmas perguntas para ele e quero ver as respostas. Quero ver se ele vai colocar o time que o torcedor quer ou o time da cabeça dele”, declarou Renato.
A Montanha-Russa do Fluminense
Após o prestigiado Mundial, a situação do Fluminense andou oscilando. Os torcedores estavam em cima do treinador, mas, na verdade, ele ainda contava com o apoio interno do clube. O presidente Mário Bittencourt ficou de queixo caído com o pedido de desligamento.
Depois de ser eliminado pelo Chelsea na Copa do Mundo, Renato comandou o Fluminense em 19 jogos, mas não conseguiu manter o nível de antes. O time conquistou apenas sete vitórias, quatro empates e sofreu oito derrotas, resultando em um aproveitamento de somente 43,85%.
Antes da pausa do Campeonato Brasileiro, o Fluminense tinha 20 pontos em 11 rodadas, ocupando a sexta posição. Mas, nos 11 jogos seguintes, o Tricolor das Laranjeiras conseguiu apenas 11 pontos, caindo para o oitavo lugar, com um total de 31.
As Palavras de Renato
Na coletiva de demissão, Renato adotou um tom irônico e explicou que, apesar da queda na performance, o time estava ainda em boa posição no Campeonato Brasileiro e na Copa do Brasil. “Eu sempre procurei fazer o melhor possível pelo clube, em todos os sentidos, em todas as competições. Infelizmente, saímos hoje de uma competição, mas estamos muito bem no Campeonato Brasileiro e na Copa do Brasil”, destacou.
Ele ainda soltou: “Se o Fluminense estivesse mal no Brasileiro, eu não estaria saindo. Como o Fluminense está bem, vou sair para descansar minha cabeça e deixar alguns gênios da internet continuarem falando sobre futebol, já que entendem pra caramba.”. Um verdadeiro toque de humor em meio à situação!
O Futuro do Fluminense
Agora, o Fluminense está à caça de um novo técnico enquanto se prepara para enfrentar os desafios do Campeonato Brasileiro e da Copa do Brasil, que só será disputada em dezembro. O foco é garantir um lugar no G6!
O time já tem data marcada para voltar a campo: neste domingo, às 16h (de Brasília), recebe o Botafogo no Maracanã pela 25ª rodada do Brasileirão. E aí, como você acha que vai ser o próximo capítulo dessa história? ??
Fonte: UOL - Do sucesso no Mundial à demissão: os motivos da saída de Renato do Fluminense