
Como Zubeldia Vai Montar o Seu Fluminense
O Elenco do Flu: Um Show de Talentos
O Fluminense tá com um elenco que é um verdadeiro banquete! Com jogadores criativos, intensos e cheios de habilidade, não é à toa que muitos o consideram um dos mais interessantes do Brasil. E a cereja do bolo? Um meia com talento que é raro de se encontrar por aí. Agora, com a chegada do treinador argentino Zubeldia, há uma nova oportunidade de ver esse time brilhar.
Um Time com Muitas Opções
O Flu tem atacantes e meio-campistas prontos para fazer um jogo intenso e de marcação alta. Olha só alguns dos nomes desse time:
- Serna
- Canobbio
- Martinelli
- Hercules
- Riquelme
- Everaldo
- Lima
- Nonato
- Lavega
- Lezcano
- Santi Moreno
- Bernal
- Keno
E não podemos esquecer do Samuel Xavier, nosso lateral que sabe bem como atuar tanto na defesa quanto na criação, assim como fez com o Diniz. Tem também o jovem Fidelis, promete muito para a posição!
Montando a Zaga
A zaga tem ótimas opções também: Freytes, Ignácio e Thiago Silva são bons nomes para formar uma linha defensiva. Mas também dá pra jogar com dois zagueiros e reforçar a lateral, usando Renê ou Fuentes como opções mais presas. Zubeldia vai ter muita liberdade para ser criativo e pode até montar esquemas diferentes, assim como fez o Renato na Copa do Mundo. E vamos ser sinceros: intensidade é o que esse time sabe oferecer!
Meias: Uma Raridade e Oportunidade
O Fluminense é um dos poucos times que ainda possui mais de um meia talentoso no elenco. Temos o argentino Acosta e o nosso querido Paulo Henrique Ganso. O Ganso perdeu espaço com o Renato e ainda se recupera de lesão — a previsão é que retorne em outubro. Com certeza, seria um grande passo se Zubeldia se deixasse encantar pela magia do Ganso e montasse um time onde ele pudesse brilhar.
Embora o Ganso não seja exatamente conhecido por sua intensidade, o restante do time tem potencial de correr um pouco a mais para permitir que esse craque faça sua mágica. A Argentina faz isso com o Messi e o Flu de Diniz já fez algo semelhante. Estamos na torcida para que Zubeldia dê uma chance ao Ganso assim que ele voltar!
A Intenção de Zubeldia
Claro que intensidade é supervalorizada no futebol hoje em dia. Muitas vezes, é a qualidade técnica e a inteligência tática que fazem a diferença. Um jogador pode correr menos, mas se movimenta de forma inteligente, isso muda tudo.
No clássico contra o Botafogo, se Zubeldia decidir pressionar, tem que estar esperto com os contra-ataques do time rival, que sabe armar esse tipo de jogada com maestria. Para mim, seria jogo para um esquema com três zagueiros — mas como Zubeldia é um treinador jovem, ele pode mudar de ideia!
Projeções pro Futuro
Se ele decidir seguir com seu 4-2-3-1, que pode se transformar em um 4-3-2-1 na hora da defesa, o Ganso pode muito bem entrar em campo. Nesse caso, o Cano (ou Everaldo) ficaria mais isolado na frente. Eu montaria assim:
- Fábio
- Samuel, Thiago, Freytes e Renê
- Martinelli, Hercules e Ganso
- Serna e Canobbio
- Cano
Daqui a pouco, vamos ver como Zubeldia vai dar o pontapé inicial com esse elenco de alto nível. E, para o jogo contra o Botafogo, a pressão é toda em cima dele. Vem mudança por aí, e devemos aproveitar pra deixar essa freguesia vergonhosa pra trás!
Vamos torcer!
Fonte: UOL - Como Zubeldia vai montar o seu Fluminense