
Cade Investiga Contratos de TV do Brasileiro: Libra e LFU na Mira!
Opa, galera! Vamos falar sobre uma parada que está dando o que falar: o Cade (Conselho Administrativo de Defesa Econômica) entrou em campo para investigar os contratos de TV do Campeonato Brasileiro, firmados pela Libra e pela Lida Forte União. O objetivo? Verificar se rolou alguma jogada desleal que possa ter afetado a concorrência.
Um Olhar Crítico em Dois Contratos
Nesse embate, temos duas investigações distintas, uma focada na Libra e outra na LFU. Ambas foram iniciadas em outubro de 2023, após denúncias que surgiram por conta das duas ligas terem negociado seus contratos sem dar uma palhinha antes para o Cade.
No caso da Libra, clubes como Flamengo e Palmeiras já foram chamados para explicar como andam suas receitas de TV de 2021. E não para por aí! Em agosto de 2024, os processos administrativos foram instaurados, investigando o que chamamos de Gun Jumping – basicamente a falta de aviso ao Cade sobre os contratos.
O Que Está em Jogo?
Agora, no dia 3 de outubro, o Cade decidiu ir com tudo e começou a coletar documentos dessas duas ligas. Eles pediram:
- Contratos de TV do Campeonato Brasileiro
- Estatutos
- Documentos de acordo entre as ligas
Além disso, todos os clubes da competição também receberam pedidos de informações. O que está na berlinda, além dos contratos já firmados, é um tal de MOU (Memorando de Entendimento), que seria assinado pelos clubes para um super acordo comercial que vai de 2030 a 2039!
Se esse rolo acabar trazendo resultados nas investigações, poderemos ver desde a anulação dos contratos até multas salgadas que vão de R$ 60 mil a impressionantes R$ 60 milhões.
Então é isso, pessoal! O assunto é sério e promete algumas reviravoltas no mundo do futebol. Vamos ficar de olho nas atualizações!
Fonte: UOL - Cade investiga contratos de TV do Brasileiro feitos por Libra e LFU