
Arnaldo Ribeiro: Os Gravações do VAR Revelam o que Aconteceu com Ramon Abatti Abel
É polêmica que não acaba mais!
A divulgação dos áudios do VAR no clássico entre São Paulo e Palmeiras trouxe à tona algo bem crítico: o árbitro Ramon Abatti Abel barrava as revisões desde o primeiro lance que parecia merecer uma olhadinha mais atenta. Essa afirmação é de Arnaldo Ribeiro, que não economizou nas palavras durante o Posse de Bola do Canal UOL.
O escândalo do VAR
Ribeiro destacou que o verdadeiro escândalo do Choque-Rei foi a falta de ação do VAR em lances muito polêmicos durante a partida. Ele comparou esse caso com o que vem acontecendo nas outras partidas do Brasileirão, onde o VAR tem sido muito mais ativo.
“O jogo entre São Paulo e Palmeiras não reflete a situação da arbitragem brasileira. A grande questão é que o VAR não foi acionado – esse é o escândalo.” — Arnaldo Ribeiro
Surpreendentemente, durante a partida, o árbitro ignorou quatro lances polêmicos, e nenhuma vez ele resolveu dar uma passadinha na cabine do VAR. É algo que deixou muitos torcedores e comentaristas de queixo caído.
Análise dos lances
A conversa nos áudios revela que o primeiro lance que deveria ter sido analisado não foi um pênalti, mas um pisão de Gustavo Gómez em Tapia no primeiro tempo. O interessante é que o VAR tentou intervir, mas Ramon tomou uma atitude firme:
“Eu não quero saber, tá tudo sob controle aqui.” — Arnaldo Ribeiro
A partir daí, o VAR parecia ter "dado um passo para trás", aceitando passivamente as decisões do árbitro.
O que vem depois?
Depois daquele lance inicial, o que se viu foi um segundo tempo repleto de polêmicas. O pênalti que ficou ainda mais escandaloso e outros lances foram tratados com desdém pelo VAR, que quase não se manifestou. Ribeiro comparou um dos lances ao famoso incidente de Ronaldinho na Copa de 2002:
“Aconteceu algo bem parecido! Era pra expulsão! Nesse jogo, a responsabilidade total do que ocorreu cai nas mãos do Ramon Abatti Abel.” — Arnaldo Ribeiro
Conhecimento de regras
O comentarista não se segurou e fez uma análise bem crítica sobre o conhecimento de Ramon a respeito das regras. Segundo ele, "é alarmante que o árbitro escolhido para apitar os dois jogos mais importantes das últimas rodadas do Brasileiro não tenha um conhecimento básico do jogo."
“O que fica evidente agora, após os áudios, é como o árbitro inibiu a participação do VAR.” — Arnaldo Ribeiro
Na visão de Mauro Cezar Pereira, a seleção sul-coreana deixou a desejar nas atuações, sendo superada até por um Chile desorganizado. Ele fez uma comparação interessante da defesa brasileira, que teve um desempenho acima da média.
Conclusão
Com a revelação desses áudios, a situação na arbitragem do futebol brasileiro só ficou mais complicada. Seguindo a análise de Arnaldo Ribeiro, fica claro que há muito a ser debatido e ajustado para que o futebol siga em frente com justiça e clareza. O que você acha dessa situação? Será que as mudanças vão acontecer? Só o tempo dirá!
Fonte: UOL - Arnaldo Ribeiro: Áudios mostram que Ramon Abatti Abel inibiu revisão do VAR