
Richarlyson Fala Sobre Sexualidade e o Apoio da Família: “Pode Ser Quem Você É”
Nesse domingo, o ex-jogador e comentarista Richarlyson encarou um desafio no Dança dos Famosos e não segurou a emoção ao compartilhar um pouco mais sobre sua sexualidade. Ele subiu ao palco todo estiloso, no papel de "MC Belinha", dançando de short com estampa de tigre e lacrando com um beijinho no ombro no final da apresentação. Isso tudo ao som das músicas "Atenção", de Pedro Sampaio e Luísa Sonza, e "Atoladinha", do Bola de Fogo, ao lado de Monique Santos.
A coragem de ser autêntico
Richarlyson deixou claro que, ao falar sobre sua sexualidade, sempre teve o apoio da família. “Quando eu resolvo falar sobre a minha sexualidade, em nenhum momento alguém dentro de casa apontou o dedo ou jogou uma pedra. Quando eu sou convidado para participar de um quadro tão importante, eu não posso entregar tudo. Eu tenho que entregar mais que tudo. Hoje eu mostrei que você pode ser quem você é, sim!” – disse ele, refletindo sobre sua participação no programa.
Mesmo arrasando na dança e recebendo muitos elogios de Luciano Hulk por quebrar barreiras, Richarlyson acabou em quarto lugar, mas já está ansioso para a repescagem que rola no próximo domingo.
Bissexualidade no futebol
Richarlyson, que fez história como multicampeão com o São Paulo e hoje é comentarista do Grupo Globo, assumiu ser bissexual em 2022, fazendo dele um dos primeiros jogadores da Série A do Brasileiro a abordar abertamente o tema. Na sua revelação, durante uma conversa no podcast "Nos Armários dos Vestiários", ele comentou: “A vida inteira me perguntaram se sou gay. Já me relacionei com homens e com mulheres. Mas quando eu falo hoje, daqui a pouco já vai ter a notícia: ‘Richarlyson é bissexual’. E o meme já vem pronto. Dirão: ‘Nossa, mas jura? Eu nem imaginava’. Cara, eu sou normal, eu tenho vontades e desejos".
Um passado conturbado
A discussão sobre a sexualidade de Richarlyson ganhou força em junho de 2007, quando um dirigente do Palmeiras insinuou publicamente que ele era gay. Richarlyson não deixou barato e registrou uma queixa-crime contra o dirigente, que acabou pedindo desculpas publicamente. Porém, um juiz informou que homossexuais não deveriam estar no futebol brasileiro, afirmando que isto poderia prejudicar a equipe. E ainda disse que futebol era “coisa de macho”.
Richarlyson lamentou essa situação: “Isso, sim, me deixou muito triste porque em nenhum momento eu senti que aquilo era uma coisa normal. Era algo muito pejorativo". Ele também destacou que ser homossexual não é um demérito para ninguém e que no futebol esse assunto não deveria ser tão polêmico. “Nunca deixei que isso atrapalhasse o que eu quero para minha vida. Não vai ser uma frase, uma palavra ou um cara babaca que tentaram de forma vulgar maltratar uma classe. Pelo amor de Deus, quanto sofrimento tem na classe LGBTQIA+?” – desabafou ele.
Richarlyson continua firme, mostrando que é possível ser quem realmente se é. E essa é uma mensagem muito importante para todos nós!
Fonte: UOL - Richarlyson, sobre sexualidade e apoio da família: 'Pode ser quem você é'