
São Paulo vai a julgamento por cantos homofóbicos contra o Corinthians
E aí, galera! Vamos falar sobre um assunto sério que está dando o que falar no mundo do futebol? O São Paulo acaba de ser denunciado pelo STJD (Superior Tribunal de Justiça Desportiva) por praticar cânticos homofóbicos durante o clássico contra o Corinthians, que rolou no Morumbi no último dia 19 de julho. A partida foi válida pela 15ª rodada do Campeonato Brasileiro e o julgamento já está marcado para essa sexta-feira (17). ??
O que aconteceu?
O São Paulo foi enquadrado no Art. 243-G do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD), que trata de atos discriminatórios relacionados a qualquer tipo de preconceito, seja por origem étnica, raça, sexo, cor, idade ou deficiência. Essa denúncia foi divulgada pela Rádio Itatiaia e confirmada pela Gazeta Esportiva.
Um detalhe que chamou a atenção é que o árbitro, Anderson Daronco, não registrou esse episódio na súmula da partida. Mas o Corinthians não deixou barato e mandou um ofício à CBF (Confederação Brasileira de Futebol), ao STJD e à FPF (Federação Paulista de Futebol) denunciando o que aconteceu.
O que o Corinthians apresentou?
O time do Parque São Jorge juntou alguns vídeos que mostram claramente os gritos preconceituosos que vieram das arquibancadas do Morumbi durante a partida. Um dos cânticos entoados no final do segundo tempo era bem pesado e dizia coisas como:
"Gambá, me diz como se sente. Por que você gosta de beijar? Ronaldo saiu com dois 'travecos'..."
E por aí vai. É um conteúdo que definitivamente não deveria fazer parte do nosso futebol. O Corinthians pediu "medidas exemplares" para responsabilizar os envolvidos e garantir que essas situações não se repitam.
Histórico de punições
Vale mencionar que em 2023, o Corinthians já havia sido punido pelo mesmo tipo de infração durante um Majestoso. O clube chegou a jogar com portões fechados e não teve público em uma partida contra o Vasco, também no Campeonato Brasileiro.
Em junho deste ano, o Palmeiras também foi chamado ao STJD por cânticos homofóbicos direcionados ao atacante paraguaio Ángel Romero em um clássico contra o Corinthians. A pena? Uma multa de R$ 80 mil. O Timão achou a punição leve e até reclamou disso em um ofício.
É isso, pessoal! A situação é grave e esperamos que o STJD tome uma decisão firme para que episódios como esse não se repitam no mundo do futebol. Vamos torcer por um esporte mais respeitoso e inclusivo! ?????
Fonte: UOL - São Paulo será julgado pelo STJD por cantos homofóbicos contra Corinthians