
Casares Não Quer Ramon Abatti Abel e Aponta Soluções para a Arbitragem
As tretas sobre a arbitragem no clássico contra o Palmeiras ainda estão dando o que falar! Na boa, o presidente do São Paulo, Julio Casares, deixou claro que não quer ver o árbitro Ramon Abatti Abel apitando mais jogos do São Paulo. E ele tem motivos, viu?
O que Aconteceu?
Depois da derrota por 3 a 2 no MorumBIS, o São Paulo se sentiu lesado em pelo menos cinco lances e, claro, não ficou quieto. O próprio Ramon Abatti e o árbitro de vídeo, Ilbert Estevam da Silva, foram afastados pela CBF.
Casares desabafou:
"Às vezes eu vejo muita gente falar que falta bastidor para tal time. Todos sofrem com a arbitragem, então todos sofrem com bastidor."
Ele ficou até tarde da noite conversando com Samir Xaud, o presidente da CBF, para discutir o que rolou.
Lances Polêmicos e a Reação do São Paulo
O São Paulo fez pressão nos bastidores pedindo a divulgação dos áudios do VAR sobre os cinco principais lances que levantaram dúvida no clássico. Mandaram um ofício para a CBF solicitando as gravações de Ramon com o VAR. A coisa ficou tensa porque, segundo o regulamento da FIFA, como o Ramon não foi à cabine do VAR, a liberação do áudio podia ser um problema. Mas, finalmente, a CBF conseguiu e os áudios foram divulgados na semana passada.
Casares celebrou essa conquista:
"Os pontos não voltarão. Eram quase garantidos os três pontos... o São Paulo conseguiu quebrar um protocolo da FIFA."
Novas Ideias para a Arbitragem
Na coletiva de imprensa, Casares não parou por aí. Ele trouxe novas ideias para melhorar a situação com a arbitragem no Campeonato Brasileiro. Depois da derrota do Grêmio para o Red Bull Bragantino, o capitão Marlon fez um desabafo sobre um pênalti marcado contra o seu time e deu um toque direto na CBF.
Casares sugeriu, entre outras coisas:
- Montar um ranking de arbitragem.
- Liberar a imprensa para fazer perguntas rápidas aos árbitros logo após os jogos.
Ele comentou:
"A saída é a profissionalização e a renovação do quadro de árbitros."
Para ele, é fundamental que os árbitros deem a cara a tapa e expliquem suas decisões.
Histórias do Passado
Ele também lembrou da semifinal do Campeonato Paulista deste ano, quando o São Paulo foi eliminado pelo Palmeiras por um pênalti duvidoso sobre Vitor Roque. A Federação Paulista admitiu o erro depois, mas a eliminação já tinha acontecido.
"Eu erro, peço desculpas. A Federação [Paulista] pediu desculpas para mim quando teve aquele pênalti vergonhoso na semifinal do Paulista. Meus pontos voltaram? Eu poderia ter sido campeão."
Ele finaliza:
"O que aconteceu é que o São Paulo agiu de forma rápida, firme e rígida, como será sempre em todos os casos parecidos."
E aí, concorda com o Casares? Tem muito a ser feito para melhorar a arbitragem no futebol brasileiro!
Fonte: UOL - Casares quer 'veto' a Ramon Abatti Abel e propõe soluções para arbitragem