·Fernando del Cantão·Do Papo na Madrugada aos Gols: O Atacante que Era Zagueiro Surpreende no Grêmio
O futebol tem dessas histórias incríveis, não é mesmo? Um jogador pode mudar completamente a sua trajetória, e é exatamente isso que está acontecendo com Carlos Vinícius no Grêmio. Ele chegou ao clube gaúcho com um custo zero, mas também com uma pitada de desconfiança devido aos números fracos que apresentou na Europa. Hoje, no entanto, ele é o respiro que o Grêmio precisava no Brasileirão.
Gols que Fazem a Diferença
Carlos Vinícius não tá de brincadeira: são seis gols em apenas sete jogos pelo Grêmio! O momento mais marcante dessa jornada veio no último domingo, quando ele anotou os três gols da vitória sobre o Juventude, terminando o jogo em 3 a 1. Esses gols não só garantiram uma vitória, mas também trouxeram nove pontos preciosos para o time.
Para você ter uma ideia:
- Três gols contra o Juventude
- Dois gols na vitória por 2 a 0 sobre o São Paulo
- Um gol no emocionante triunfo de 3 a 2 contra o Internacional
Se não fosse pelos gols do atacante, o Grêmio estaria lá na rabeira da tabela, à beira do Z4. Atualmente, o time ocupa a 11ª posição com 39 pontos, mas poderia estar muito pior, com apenas 32 pontos e em 16º lugar.
O Fator "Sorte"
Sempre tem um pouco de sorte envolvida, e a história de Carlos Vinícius não é diferente. Inicialmente, ele veio como o reserva imediato do dinamarquês Braithwaite. Mas o destino deu uma reviravolta quando Braithwaite rompeu o tendão de Aquiles e está fora dos gramados até 2025. Com isso, Carlos pegou a oportunidade de brilhar como camisa 9 do time.
A Chegada ao Grêmio
No dia 23 de julho, Carlos Vinícius foi oficialmente anunciado pelo Grêmio. Mas, acredite ou não, quatro dias antes, já rolou um bate-papo que se tornou significativo. O técnico Mano Menezes conheceu o atleta numa conversa que rolou lá pelas 1h da madrugada, após um jogo contra o Vasco.
"Quando a gente teve esse primeiro contato e sentiu essa vibe boa que o jogador estava trazendo, tinha uma grande chance das coisas darem certo." – Mano Menezes
No entanto, a chegada não teve apenas flores. Carlos estava sem clube e havia jogado só 11 minutos em 2025. Com a carreira em um limbo no Fulham, ele teve dificuldades para encontrar um novo lar. Antes de fechar com o Grêmio, ele conversou com Corinthians, São Paulo e até com o Palmeiras, mas as coisas não avançaram.
Uma Trajetória Inusitada
Uma curiosidade sobre Carlos é que ele começou sua carreira como zagueiro! Nascido no Maranhão, ele deu seus primeiros passos no futebol na base do Palmeiras, jogando como defensor. Depois, foi transformado em ataque e fez sua estreia profissional em equipes menores do Brasil, como Caldense e Grêmio Anápolis.
A chance na Europa surgiu quando Carlos se uniu ao Real SC, em Portugal. Desde então, ele passou por times como Rio Ave, Mônaco, e até viveu momentos de glória no Benfica, entre 2019 e 2020. Depois, teve passagens por gigantes como Tottenham, PSV, Fulham e Galatasaray, até retornar ao Brasil e dar a volta por cima no Grêmio.
Com essa história toda, fica fácil entender porque Carlos Vinícius já é um dos queridinhos da torcida gremista! É um exemplo de superação e talento que, com certeza, vai render muitos outros capítulos emocionantes.
Fonte: UOL - Do papo na madrugada aos gols: atacante que era zagueiro resolve no Grêmio