·Fernando del Cantão·Criadores da SAFiel enfrentam barreiras no Corinthians e tentam estreitar laços
Nesta terça-feira, os responsáveis pela SAFiel, uma proposta que busca transformar o Corinthians em uma Sociedade Anônima do Futebol (SAF), apresentaram sua ideia. A grande jogada? Fazer com que os torcedores sejam os acionistas do clube. Mas, como muitos já imaginavam, essa proposta não é lá muito bem recebida por dentro do Parque São Jorge.
A Batalha Interna
Carlos Teixeira, Maurício Chamati e Eduardo Salusse, os fundadores da SAFiel, confessam que têm encontrado algumas pedras no caminho. Eles estão enfrentando dificuldades para convencer conselheiros e dirigentes a apoiarem o projeto.
Carlos, em um tom de frustração, disse que ainda precisa de tempo e esforço para “construir pontes” e ganhar o apoio dos conselheiros. O problema é que ele acusou o presidente do Conselho Deliberativo, Romeu Tuma Júnior, de não responder às várias tentativas de contato após uma primeira reunião. Ah, e o presidente Osmar Stabile havia confirmado presença no evento de lançamento, mas, adivinha? Não apareceu.
“Estamos tentando de tudo para fazer isso acontecer. Nos encontramos com o Tuma, depois enviei seis mensagens e nada. Fico chateado, mas não vamos desistir. A gente ainda não conseguiu fazer as ligações necessárias, mas sabemos que muitos torcedores estão a favor do projeto", afirmou Carlos.
O Olhar de Esperança
Maurício Chamati, que também está por trás da iniciativa, acredita que o projeto está "mais maduro". Ele reconhece que para seguir em frente, tudo depende da boa vontade dentro do clube. "Estamos em um estágio avançado e abertos a mudanças. O engajamento da torcida é crucial", disse ele.
Por outro lado, Tuma Júnior garantiu que a proposta ainda não foi formalmente apresentada à Comissão de Reforma do Estatuto. Os idealizadores planejaram entregar o documento na terça, mas o presidente Stabile estava com a agenda lotada. Agora, a ideia é enviar tudo por e-mail e marcar uma nova data para discutir pessoalmente.
O Projeto em Ação
O próximo passo seria assinar um Memorando de Entendimentos, que colocaria a SAFiel em conformidade com os trâmites internos do Corinthians. O projeto pretende tornar o Corinthians uma SAF, com gestão profissional e participação dos torcedores. Com isso, os corintianos poderiam adquirir ações a preços acessíveis e até votar nos conselheiros.
A estrutura do clube incluiria quatro conselhos: Administrativo, Fiscal, Cultural e de Governança. Os membros de cada setor seriam escolhidos pelos acionistas, e um rigoroso sistema de auditorias externas garantiria a transparência.
A administração ficaria nas mãos de profissionais qualificados, que seriam contratados ou demitidos com base em suas habilidades e resultados. Importante: o departamento de futebol seria separado do clube associativo.
Investindo no Futuro
Os acionistas teriam três formas de contribuir financeiramente:
- Reserva Popular: Cada torcedor poderia comprar até dez ações.
- Varejo Amplo: Para corintianos com um poder aquisitivo maior.
- Grupo de Investidores Profissionais: Para quem está disposto a colocar mais grana no jogo.
Para garantir um ambiente justo, nenhum acionista terá direito a mais de 1,8% das ações. Isso ajuda a evitar a concentração de poder. E quem quiser investir precisa mostrar a origem do seu dinheiro.
A meta da galera é arrecadar R$ 2,5 bilhões para pagar dívidas e investir tanto no futebol quanto na estrutura do clube. Os idealizadores afirmam que basearam todo o plano em pesquisas e acreditam que as ações têm potencial para valorizar com o tempo.
Torcedores no Comando
Apesar de ainda enfrentarem resistência interna, as discussões sobre a SAF estão ganhando força entre os torcedores. Um dos exemplos mais recentes é que o anteprojeto de reforma do estatuto apresentado na última segunda-feira, no Parque São Jorge, menciona a ideia de transformar o clube em SAF. Contudo, o documento traz condições que, segundo os criadores da SAFiel, podem inviabilizar a proposta deles.
Vamos acompanhar essa saga! Afinal, transformar o Corinthians em uma SAF é um desafio que pode trazer novas oportunidades e um futuro promissor para o timão.
Fonte: UOL - Criadores da SAFiel alegam resistência do Corinthians e buscam criar elos