·Fernando del Cantão·Cascudo: Flamengo se Viu Subestimado e Usou Isso a Seu Favor na Final
Motivação em Alta
Chegar à final da Libertadores já seria uma baita motivação, mas o Flamengo foi além! Eles canalizaram as críticas e aquele clima de subestimação como um combustível extra para o episódio contra o Racing.
As reações dos jogadores e do técnico Filipe Luís, após o apito final, deixaram bem claro que o time percebeu tudo o que rolou nas últimas semanas. De acordo com o UOL, a mensagem estava sendo enviada para vários lados, incluindo o técnico Gustavo Costas, que ousou dizer "vamos a Lima". Além disso, muitos comentaristas por aí acharam que era mais fácil para o Palmeiras reverter a situação contra a LDU do que o Flamengo se recuperar do 1 a 0 no primeiro jogo.
O Gritinho de Respeito
Arrascaeta, um dos destaques do time, disparou: "Às vezes as pessoas subestimam esse grupo, nossa instituição. Nessa última década, a gente sempre esteve brigando por coisas importantes. No momento em que o sapato aperta, a gente mostra a cara." Assim que chegou no vestiário, ele não perdeu tempo e postou no X: "Quatro finais de Libertadores em seis anos. Nosso Mengão merece mais respeito."
Experiência que Conta
Filipe Luís comentou sobre o apetite do grupo, destacando o currículo dos jogadores e a experiência em competições como Libertadores e algumas finais na Europa. O Flamengo, que tem a maior receita do futebol brasileiro, se reforçou com estrelas como Jorginho, Danilo e Saúl — todos com mais de 30 anos. Não dá pra esquecer do Alex Sandro, um dos pilares defensivos, que já estava por lá.
A Primeira Fase Não Foi Fácil
Ao longo da campanha, o Flamengo mostrou que modo Libertadores não é só atropelar adversários. Teve altos e baixos, e muita classificação no sufoco. Léo Ortiz, um dos zagueiros do time, destacou que "não foi o ideal classificar em segundo na primeira fase", mas deixou claro que muitos minimizavam a força do Flamengo. A gente ganhou de 1 a 0 do Inter em casa, e o pessoal dizia que era pouco, mas o time ainda assim foi firme e conseguiu a vitória.
Momentos de Emoção
E não dá pra deixar de lado a emoção. Após o apito final, Léo Ortiz não conteve as lágrimas, cansado de tanta batalha após se recuperar de uma lesão no tornozelo.
O Que Vem Agora
Agora, o Flamengo encara um mês até a final da Libertadores, e a expectativa é alta para descobrir se o próximo adversário será o Palmeiras ou a LDU. Enquanto isso, o foco também tá no Campeonato Brasileiro, onde precisam recuperar um ponto em relação ao próprio Palmeiras.
Filipe Luís resumiu tudo bem: "Os jogadores que são multicampeões são os mais ambiciosos, e o meu time está cheio." Agora é torcer e acompanhar os próximos passos do nosso Mengão!
Fonte: UOL - Cascudo, Flamengo se viu subestimado e usou isso como impulso à final