·Fernando del Cantão·Expulsões: Mudanças nas Regras de Arbitragem no Brasileirão!
Fala, galera do futebol!
Recentemente, uma nova abordagem na arbitragem brasileira se destacou e trouxe à tona algumas polêmicas. A parada é a seguinte: jogador que vai com o pé pra cima e acerta a perna do adversário, mesmo que tenha tocado na bola antes, deve ser expulso. Essa foi a decisão da rodada do Brasileirão, após um ajuste nos critérios da comissão de arbitragem da CBF.
O que rolou?
O Flamengo viu Evertton Araújo ser expulso em um confronto contra o Sport, e Victor Hugo, do Atlético-MG, também recebeu cartão vermelho em sua partida contra o Internacional. Ambos os casos contaram com a intervenção do VAR. Essa nova abordagem parece ser uma resposta direta a um erro que deixou muita gente confusa: Gustavo Gómez, do Palmeiras, deveria ter sido expulso contra o Cruzeiro, segundo a visão da comissão de arbitragem.
De acordo com informações do UOL, esses lances vêm sendo discutidos em reuniões com os árbitros e clubes após cada rodada. O recado deixado no ar? É cartão vermelho na certa, como manda a regra!
O que aconteceu com o árbitro?
Esse episódio com Gómez, que gerou tanto debate, levou ao afastamento temporário do árbitro Rafael Rodrigo Klein (Fifa-RS). Ele não vai apitar neste fim de semana e vai passar por um treinamento específico sobre esses novos conceitos.
Comparando com outros lances
Além disso, a decisão em relação ao Gómez também parece contradizer o que aconteceu com o Breno Bidon, do Corinthians, que recebeu vermelho em um lance semelhante contra o Vitória. O objetivo agora é que essa nova interpretação do cartão vermelho seja cada vez mais divulgada entre clubes e jogadores.
O Flamengo não se manifestou muito sobre a expulsão do Evertton Araújo, mas o diretor de futebol, José Boto, soltou uma ironia sobre o critério de interpretação que, segundo ele, só funcionava no Rio de Janeiro:
"A perna está em riste, acima do joelho. Vou tirar o cartão amarelo e voltar com o vermelho. Para mim, intensidade média. Mas pelo ponto de contato, com a trava da chuteira e a perna em riste, volto com o vermelho", comentou o árbitro Fernando Mendes (PA), conforme áudio do VAR.
A polêmica de Hulk
Hulk, jogador do Atlético-MG, também questionou a expulsão de Victor Hugo logo aos 16 minutos do primeiro tempo. Ele expressou sua dificuldade em entender os critérios utilizados. A responsabilidade da arbitragem na partida no Beira-Rio ficou com Alex Gomes Stefano (RJ).
O que acontece no Corinthians?
Uma situação parecida apareceu no jogo entre Corinthians e Grêmio, mas o contexto era diferente. Matheus Bidu chegou atrasado e não tocou na bola, levando apenas um cartão amarelo após dar uma solada no tornozelo de um adversário gremista. O Corinthians acabou vencendo o jogo por 2 a 0.
Preparação dos árbitros
E não para por aí! Os principais árbitros do país vão continuar realizando treinamentos presenciais em novembro e dezembro. Eles retornarão à Granja Comary para uma preparação técnica, física e psicológica, porque a reta final do Brasileirão e da Copa do Brasil está chegando com tudo!
A ideia é que as escalas de arbitragem reflitam o desempenho atual de cada árbitro, ajustando cada vez mais a qualidade das partidas.
Fica ligado que o futebol brasileiro está em constante evolução!
Fonte: UOL - Expulsões aparecem após arbitragem reforçar critério não aplicado com Gómez