·Fernando del Cantão·Santos em Xeque: Déficit e Dívida nas Nuvens!
O Santos Futebol Clube está enfrentando um momento complicado. Nos primeiros três meses de 2026, o Peixe registrou um déficit contábil de impressionantes R$ 50,5 milhões. O resultado? A dívida geral do clube ultrapassou a casa de R$ 1 bilhão. ??
E O Que Diz o Conselho Fiscal?
Essas informações alarmantes estão todas dentro do Relatório do Conselho Fiscal do 1º Trimestre de 2026, que será apresentado na reunião do Conselho Deliberativo marcada para esta terça-feira, dia 23. Lá, segundo o documento, o Passivo Total do clube na data de 31 de março de 2026, sem contar as receitas que ainda não passaram pela contabilidade, ficou em R$ 1.094.039.000.
Mas aqui que a coisa complica! O Conselho Fiscal acha que o passivo deveria ser reconhecido em R$ 1.163.739.000. Isso acontece porque eles insistem que uma confissão de dívida com a empresa do Neymar precisa ser contabilizada imediatamente. Enquanto isso, a diretoria está fazendo isso de forma gradual, o que causou essa divergência.
Mudanças nas Despesas e Receitas
Nos três primeiros meses de 2026, o Santos viu suas despesas com direitos de imagem dos jogadores quase dobraram, passando de R$ 25,9 milhões para R$ 50,8 milhões. Mesmo com esse déficit contábil no final do trimestre, os números estão um pouco melhores do que o previsto, que era de R$ 66.920.736!
Por outro lado, o clube conseguiu um superávit operacional de R$ 8.171.034, o que foi uma reviravolta, já que o orçamento previa um déficit operacional de R$ 21.377.212. A chave para esse alívio financeiro foi a movimentação no mercado da bola, onde a receita total chegou a R$ 212.822.457, superando o orçamento planejado de R$ 101.062.168.
A Venda do Souza Faz a Diferença!
Parte significativa dessa grana veio da venda do lateral-esquerdo Souza para o Tottenham, que rendeu mais de R$ 90 milhões. ??
Crescimento dos Custos e Queda de Sócios
Por outro lado, as despesas do Santos com o elenco profissional aumentaram bastante. O custo mensal com salários e direitos de imagem subiu de R$ 14,1 milhões em dezembro de 2025 para incríveis R$ 29,6 milhões em março de 2026.
Para complicar ainda mais, o programa de sócio-torcedor, que deveria ajudar na arrecadação, viu seus números caírem mês a mês. Em janeiro, eram 57,3 mil sócios; em fevereiro, esses caíram para 56,4 mil; e em março, fecharam em 54,1 mil. Uma queda considerável! ??
Uma Luz no Fim do Túnel?
No final das contas, o Conselho Fiscal constatou que o Santos encerrou o período dentro do orçamento anual, mas fez um alerta sério: é preciso manter a austeridade para não acumular mais dívidas e renegociar as antigas.
O mais preocupante? O clube teve atrasos nos pagamentos de salários e direitos de imagem ao longo do primeiro trimestre. O órgão alerta que isso pode levar a processos na Justiça, além de multas contratuais pesadas. Por sorte, parecer que a maioria das pendências foi resolvida no segundo trimestre.
E para fechar, o Conselho Fiscal reforçou a questão da confissão de dívida que não foi contabilizada e deixou claro: eles vão continuar de olhos bem abertos, aguardando os ajustes contábeis nos próximos balancetes que a diretoria apresentar.
E aí, torcida santista, o que acham dessa situação? A mudança ainda é possível? Vamos acompanhar juntos! ??