·Fernando del Cantão·Santos e Neymar: Novo Acordo até 2032!
O Santos passou por um perrengue recentemente e não conseguiu quitar as parcelas devidas a Neymar. Para contornar a situação, o clube fechou um novo acordo que se estende até 2032!
A Dívida em Números
Vamos ao que interessa: a dívida! O Santos deve R$ 90,5 milhões que correspondem aos direitos de imagem do primeiro semestre de 2025. Inicialmente, estava previsto um pagamento de, no mínimo, 15 milhões de euros a Neymar e sua família, através da empresa NR Sports.
O Primeiro Acordo
O primeiro acordo envolvia:
- Um montante de R$ 26 milhões dividido em cinco parcelas de R$ 5,2 milhões entre janeiro e maio.
- O restante, que soma R$ 64,5 milhões, seria pago em 43 parcelas de R$ 1,5 milhão.
O problema? Essas cinco primeiras parcelas de 2023 não saíram do papel.
Mudanças no Plano
Buscando uma saída, o Santos decidiu que vai pagar 2 milhões de euros (cerca de R$ 11,9 milhões) com uma das parcelas da venda do jogador Luca Meirelles ao Shakhtar Donetsk, da Ucrânia. E o restante da dívida, R$ 78 milhões, será parcelado em 78 mensalidades de R$ 1 milhão, estendendo o pagamento até o fim de 2032.
Curioso é que nesse novo acordo não há garantias de centro de treinamento nem condições atreladas à reeleição da gestão atual do clube.
A Preocupação no Conselho Deliberativo
Essa informação foi revelada pelo conselheiro José Augusto Faia Conrado durante uma reunião do Conselho Deliberativo. Ele teve acesso aos documentos e não escondeu sua preocupação com o futuro do Santos. Os próximos presidentes terão a responsabilidade de lidar com a dívida deixada por Marcelo Teixeira.
O presidente do Santos não se esquivou e comentou sobre os valores:
"Tenho muita preocupação e cuidado na divulgação de acordos. Esses acordos, posso afirmar, são benefícios e vantagens ao Santos. Já estamos no quinto aditivo. E todos eles, se nós voltarmos ao primeiro do contrato original, são positivos e vantajosos ao Santos."
Ele ainda destacou que, mesmo com o vencimento em dezembro de 2026, o projeto vai além do atleta em campo. Segundo ele, se a gestão continuar, o Santos colherá muitos frutos, como vantagens, benefícios e, claro, resultados financeiros.
E aí, gostou das novidades sobre o Santos? Vale sempre ficar de olho em como o clube está jogando o jogo fora de campo também!