·Fernando del Cantão·Corinthians e a FFU: A Confusão Continua!
O Corinthians decidiu dar um passo importante e notificou a FFU (Futebol Forte União) de forma extrajudicial. A razão? O clube está pensando seriamente em não negociar mais seus direitos em conjunto com o grupo. O motivo por trás dessa decisão está relacionado a uma ação do Cade (Conselho Administrativo de Defesa Econômica), que identificou algumas práticas questionáveis em relação à legislação de concorrência.
Descontentamento no Ar
Essa não é uma situação isolada! O Corinthians é o terceiro grande clube a cogitar sair do grupo da FFU. Antes, o Botafogo e o Cruzeiro já haviam feito o mesmo por meio de notificações, embora eles ainda façam parte do "condomínio" da FFU. O Corinthians, por outro lado, decidiu não seguir por esse caminho.
O clube se juntou à FFU para a venda dos direitos da Série A do Brasileiro entre 2025 e 2029. Em troca, recebeu garantias mínimas e a maior cota do ano passado. Porém, a situação mudou, e nesta semana, o Cade publicou uma decisão preventiva para evitar que a FFU dificultasse a saída de clubes do grupo. O foco é garantir que não haja "mecanismos que impeçam ou dificultem a migração de clubes entre ligas concorrentes", algo que poderia levantar questões sérias sobre a concorrência.
O Que a FFU Disse?
A FFU afirmou que a decisão do Cade não teria efeito prático. Mas tanto o Botafogo quanto o Cruzeiro e o Goiás já se manifestaram dizendo que sairão do grupo, a menos que ações sejam tomadas para resolver os problemas apontados.
O tom da notificação do Corinthians, que conseguimos acessar, é claro e direto, com a assinatura do presidente Osmar Stabile. No documento, o clube expressa sua preocupação com a compatibilidade da estrutura da FFU e dos arranjos a ela associados. Eles destacam que, se essa prática continuar, o Corinthians não poderá negociar seus direitos junto ao grupo.
O Que diz a Notificação?
Aqui vai um trecho importante da notificação:
"Nessa linha, o Corinthians manifesta, de forma expressa, que não pode negociar seus direitos em conjunto com ente associativo que não observe integralmente a legislação concorrencial. A plena regularidade concorrencial é, para o Clube, condição inafastável para a negociação de seus direitos."
Em seguida, o Corinthians pede à FFU que esclareça quais medidas serão tomadas para resolver as questões levantadas pelo Cade. E, para finalizar, o clube deixa claro que "se resguarda o direito de tomar as medidas que entender cabíveis para resguardar seus interesses."
Até o momento, a FFU não se manifestou sobre a notificação do Corinthians.
E os Outros Clubes?
Sobre Botafogo e Cruzeiro, a liga comentou:
"Embora a adoção de medida preventiva em procedimento preparatório não seja usual, trata-se, como o próprio nome indica, de decisão de natureza provisória, ainda sujeita à apreciação e eventual revisão pelo Tribunal do CADE, bem como, se for o caso, pelo Poder Judiciário. Por essa razão, qualquer providência fundada nesse despacho é prematura."
A FFU reafirma que continuará acompanhando a situação com atenção e cautela, permanecendo comprometida com sua Convenção, que, segundo eles, já trouxe melhorias para as transmissões e garantiu a negociação dos direitos mais vantajosa da história do futebol brasileiro.
E aí, o que você acha dessa confusão toda? O que será que vem por aí? Fique ligado para mais novidades!