
GreNal: Os Bastidores Cheios de Tretas
A final do Campeonato Gaúcho entre Internacional e Grêmio está pegando fogo, e não estamos falando só do que acontece em campo. Tem árbitro de fora, climão por conta de julgamentos... é treta atrás de treta! Hoje, às 16h (de Brasília), os times se encontram no Beira-Rio para decidir quem leva o título estadual pra casa.
Árbitros de Fora: A Resposta da Federação
A Federação Gaúcha de Futebol (FGF) tomou uma decisão polêmica: escalar árbitros de outros estados para os jogos decisivos. Isso aconteceu após a pressão de ambas as torcidas, principalmente depois de algumas reclamações. O presidente da FGF, Luciano Hoscman, desabafou:
“É dolorido para mim tomar esta decisão. Confio nos árbitros gaúchos, mas precisamos agir de forma responsável para aliviar o clima tenso que está dominando a competição.”
Os apitadores escolhidos foram Ramon Abatti Abel, de Santa Catarina, para o primeiro jogo da final, e Marcelo de Lima Henrique, do Ceará, para o segundo. A novidade é que o VAR da partida de hoje será comandado pelo paranaense Rodolpho Toski Marques. Além disso, a Federação decidiu divulgar os áudios do VAR nos lances polêmicos, o que pode deixar a torcida mais atenta.
Julgamentos: O Que Está em Jogo?
O Tribunal de Justiça Desportiva (TJD/RS) adiou os julgamentos do técnico Gustavo Quinteros, do zagueiro Jemerson, e de dirigentes dos dois clubes. Com isso, todos estão livres para jogar o GreNal de hoje. Essa manobra aconteceu porque o Grêmio pediu adiamento, alegando que estava na Copa do Brasil, e o Internacional não ficou nada contente com isso.
“Os fatos são graves e mereciam uma análise antes do fim do Campeonato Gaúcho, pois envolvem ameaças, ofensas e agressões aos árbitros,” disse uma nota oficial do Internacional.
O técnico do Grêmio, por exemplo, vai ser julgado por ter invadido o campo contra o Juventude e acertado o rosto de um adversário. Já Jemerson, que foi expulso, vai responder por um “ato desleal”. E não para por aí! O presidente Alberto Guerra e outros dirigentes foram punidos por criticar a arbitragem. Do lado do Inter, o vice de futebol e o diretor esportivo enfrentam acusações de ofensas.
Esses julgamentos estão marcados para quinta-feira (20), às 17h (de Brasília), na sede da FGF. Bicho pegando!
Tretas Fora de Campo
Para engrossar ainda mais essa história, algumas brigas entre torcedores de Grêmio e Internacional rolaram antes do primeiro jogo da final. O resultado? Seis pessoas foram presas na estação Niterói da Trensurb, em Canoas, e a situação deixou marcas, trazendo danos a várias estruturas da estação.
Então, galera, fica de olho! O clima está fervendo e o show deve ser à parte, tanto dentro quanto fora de campo. Quem será que vai levar a melhor? ??
Fonte: UOL - Briga, arbitragem de fora e julgamento: as tretas de bastidores do GreNal