author picture

·Fernando del Cantão·

Botafogo Em Ação: Estreia Perdida no Chile na Libertadores

Na noite desta quarta-feira (2), o Botafogo, atual campeão da Libertadores, não teve a estreia que esperava e acabou saindo de campo com uma derrota por 1 a 0 contra a Universidad do Chile. O jogo rolou no Estádio Nacional, em Santiago, e teve um gosto amargo para a torcida alvinegra.

O Gol da La U e as Comparações com Rivais

O único gol da partida foi marcado pelo argentino Di Yorio, que já teve uma passagem pelo futebol brasileiro jogando no Athletico-PR em 2024. Se por um lado o Botafogo viveu um momento difícil, por outro, essa não é uma novidade para os cariocas campeões que estrearam de forma desastrosa nas últimas edições. O Flamengo, campeão em 2022, também começou mal em 2023, perdendo para o Aucas, do Equador, por 2 a 1. E o Fluminense, campeão de 2023, começou sua participação em 2024 empatando com o Alianza Lima, por 1 a 1.

Situação do Botafogo no Grupo A

Com essa derrota, o Botafogo se posiciona em 3º lugar no grupo A da Libertadores. O Estudiantes, que venceu o Carabobo por 2 a 0, lidera com 3 pontos.

A boa notícia é que o próximo jogo do Fogão será em casa, contra o Juventude, no sábado (5), pela segunda rodada do Brasileirão. E na Libertadores, eles voltam a campo no dia 8, enfrentando o Carabobo, da Venezuela.

Resumo do Jogo: Primeiro Tempo Equilibrado

O primeiro tempo viu o Botafogo jogando com bastante posse de bola, levando o jogo para o campo do adversário em alguns momentos. Porém, a defesa da La U estava bem compacta, com pouca liberdade para os cariocas. O resultado foi um primeiro tempo bem morno no Estádio Nacional.

Momentos Importantes: Destaques da Partida

  • Grande Defensiva: Di Yorio quase abriu o placar para a La U aos 9 minutos do segundo tempo, mas John fez uma defesa espetacular.
  • O Gol: No ataque seguinte, Di Yorio não perdeu a oportunidade e marcou para a Universidad do Chile, ficando cara a cara com John após receber uma linda assistência.
  • Substituições: Após o gol, Renato Paiva decidiu mudar o time, colocando Elias Manoel e Artur em campo, mas a La U manteve bem a sua linha defensiva.

Final de Jogo e Cartões

Nos minutos finais, o jogo esquentou, com faltas mais duras e o árbitro distribuindo cartões amarelos para os dois lados. Igor Jesus, do Botafogo, acabou sendo expulso após receber o segundo cartão amarelo.

Ficha Técnica

  • Campeonato: Libertadores da América (1ª rodada)
  • Data: 02/04/2025
  • Local: Estádio Nacional, Santiago (Chile)
  • Horário: 21h30 (horário de Brasília)
  • Arbitro: Esteban Ostojich (Uruguai)
  • Cartões Amarelos: Patrick de Paula, Gregore e Jeffinho (BOT); Fernández, Sepúlveda, Aránguiz e Guerra (UCH)
  • Cartão Vermelho: Igor Jesus (BOT)
  • Gols: Di Yorio (UCH), 14' do 2º tempo

Escalações:

Universidad de Chile: Castellón; Calderón, Ramírez, Zaldívia, Hormazábal; Altamirano (Poblete), Díaz (Montes), Sepúlveda, Aránguiz; Di Yorio (Contreras), Fernández (Guerra). Treinador: Gustavo Álvarez.

Botafogo: John; Vitinho, Jair, Barboza, Alex Telles; Gregore, Marlon Freitas (Allan), Patrick de Paula (Elias Manoel); Santi Rodríguez (Jeffinho), Igor Jesus, Matheus Martins (Artur). Treinador: Renato Paiva.

Agora, é hora do Botafogo se recompor e focar no próximo desafio para buscar a recuperação!

Fonte: UOL - Atual campeão, Botafogo perde no Chile em estreia na Libertadores

Participe da discussão, deixe também o seu comentário!

Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!