author picture

·Fernando del Cantão·

São Paulo: O Erro de Zubeldía no Empate da Libertadores

Fala, galera! Vamos falar sobre o que rolou na partida do São Paulo contra o Alianza Lima na Libertadores e o que deu errado na estratégia do técnico Luis Zubeldía.

A Estranha Opção pelo Wendell

A tentativa do Zubeldía de colocar o lateral Wendell como ponta esquerda simplesmente não funcionou, e quem traz essas informações é o colunista Paulo Vinícius Coelho, também conhecido como PVC. Ele destacou na sua coluna Prancheta do PVC, que ficou claro que o Wendell não conseguiu se transformar na peça que o time precisava.

Zubeldía imaginou ter dois laterais jogando lado a lado, mas isso claramente não aconteceu. Se a ideia era inovadora, o resultado foi um fiasco.

O Que Mudou no Segundo Tempo?

Apesar desse planejamento mal sucedido, PVC ressalta que o São Paulo não jogou com dois laterais esquerdos no segundo tempo. O time enfrentou um adversário que, mesmo com dificuldades, conseguiu marcar dois gols e buscar o empate no Morumbi.

Então, fica a pergunta: é válido colocar o Wendell como ponta? Para PVC, essa história de “dobra de laterais” não cola. Na opinião dele:

“Quando você coloca um lateral na função de ponta, ele não é mais lateral, ele é ponta — ele é um lateral que está jogando de ponta.”

Qual a Função do Wendell?

A ideia era que o Wendell entrasse na posição do Ferreirinha, mas sua verdadeira vocação é mais defensiva, ou seja, sua função não se encaixou no que se precisava em campo. PVC acredita que a entrada de André Silva seria uma alternativa mais acertada. O atacante tinha marcado os dois gols do São Paulo, mas teve que sair por causa de um incômodo muscular.

PVC ainda comenta que com Ferreirinha, o time teve profundidade, velocidade e boas tabelas. Mas tudo mudou quando ele saiu aos 18 minutos do segundo tempo. Segunda a sua análise:

“A alternativa seria o André Silva, que é segundo atacante. Ele não vai dar a profundidade de ponta do Ferreirinha e não vai correr pra trás como o Wendell corre, mas ele poderia se aproximar do Calleri.”

O Que Poderia Ter Sido Melhor?

Se fosse por ele, PVC teria apostado no André Silva. Quem sabe o resultado teria sido diferente, né?

E aí, o que vocês acham? Acham que Zubeldía poderia ter feito escolhas melhores? Deixa aqui nos comentários a sua opinião!

Fonte: UOL - São Paulo: qual o erro de Zubeldía no empate na Libertadores? PVC explica

Participe da discussão, deixe também o seu comentário!

Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!