author picture

·Fernando del Cantão·

Vasco e Flamengo: Acordo pelo Maracanã em Prática, mas Com algumas Questões Pendentes

Introdução ao Clássico

Hoje, às 18h30, vai rolar o primeiro clássico entre Vasco e Flamengo pelo Campeonato Brasileiro. Após uma verdadeira montanha-russa de confusões e polêmicas, os times vão finalmente colocar em ação o tão falado acordo sobre o uso do Maracanã. Mas, calma! Tem algumas "pontas soltas" nesse acordo que ainda precisam ser resolvidas.

Desdobramentos do Acordo

A princípio, o Vasco estava doido para fazer o clássico em São Januário. No entanto, a Polícia Militar — através do Batalhão Especial de Policiamento em Estádios (Bepe) — decidiu que não, por questões de segurança.

Pensa só: um grupo de advogados vascaínos, sem ligação direta com o clube, conseguiu uma liminar na Justiça para autorizar o jogo em seu estádio. Mas, mesmo assim, a diretoria decidiu seguir o acordo já fechado com o Flamengo no dia anterior.

O Que Está em Jogo?

Claro que um memorando foi estabelecido, mas adivinha? Ninguém divulgou detalhes. Isso gerou uma baita confusão. Segundo a diretoria do Vasco, eles teriam direito a toda a grana dos bares, estacionamento e camarotes — algo que nem rolava quando jogavam como mandantes no Maracanã.

Mas, segundo o UOL, a realidade é que o Vasco vai ganhar só as receitas dos bares e estacionamento. Os camarotes? Esses já foram vendidos pelo consórcio para a temporada, em um leilão.

E como vai rolar a grana dos bares? Bem, a matemática é simples: o Vasco irá receber um valor fixo estipulado em contrato, que geralmente é R$ 3 por torcedor. E esse cálculo é o mesmo que já acontece nas partidas em que flamenguistas e tricolores são mandantes.

Descontos e Personalização

Uma notícia boa para o Vasco é que eles conseguiram um super desconto na taxa de aluguel do Maracanã, que caiu quase pela metade. Esse era um ponto que estava gerando muito estresse para o clube.

Além disso, o Vasco conseguiu permissão para personalizar o Maracanã! Eles poderão envelopar o estádio com suas cores, usar bandeirinhas de escanteio com seu escudo e até exibir vídeos institucionais nos telões.

As Perguntas Ficam no Ar

A maior incógnita do acordo é como o Vasco vai exercer o direito de mandar jogos no Maracanã. Ambas as partes confirmaram que o Cruzmaltino poderá organizar quatro partidas por ano a partir de 2025, e mais quatro em 2026, além dos clássicos onde as torcidas estarão divididas 50% a 50%.

Mas ainda não ficou claro como isso vai acontecer. O consórcio diz que o Vasco deve avisar até três semanas antes da data do jogo. E lembre-se: sempre que o time queria mandar uma partida lá no passado, acabava entrando na Justiça.

No fundo, Flamengo e Fluminense devem sair do Maracanã duas vezes por ano cada um, aproveitando para vender esses mandos de campo para outros estados.

Descontentamento nas Torcidas

Esse assunto do Maracanã não está agradando muito os torcedores, cada um com seus motivos. Os vascaínos estão furiosos com o acordo feito pelo presidente Pedrinho, especialmente porque ele tinha prometido lutar para manter o jogo em São Januário. Para eles, parece que o presidente "se curvou" às exigências do Fla-Flu, além de perder a chance de jogar em casa, onde só sofreu quatro derrotas nos últimos 41 jogos.

Do lado rubro-negro, o clima é de insatisfação com os preços dos ingressos que a nova diretoria, liderada por Luiz Eduardo Baptista (o Bap), tem colocado. Organizadas já chegaram a boicotar um jogo e, na derrota por 6 a 0 para o Juventude, o Bap levou vaias da torcida por causa disso. Mas, pelo visto, ele não tem pretensões de mudar as coisas.

Opinião de Jogador

Quando questionado sobre o assunto, o zagueiro Danilo foi bem direto. O cara pediu que a diretoria resolvesse a situação, destacando a importância de ter o Maracanã lotado:

"O Flamengo é uma questão cultural. É muito mais legal jogar com o Maracanã cheio. O Flamengo é do povo. Espero que essa situação possa se resolver da melhor maneira possível. Eu não faço ideia de como, mas espero que a nossa diretoria encontre um caminho bacana para que o Maracanã fique cheio o maior número de vezes possível." — Danilo

Então é isso, pessoal! Vamos acompanhar de perto como esse acordo vai se desenrolar e o que mais vem por aí no mundo do futebol.

Fonte: UOL - Vasco e Fla colocam em prática acordo por Maracanã ainda com pontas soltas

Participe da discussão, deixe também o seu comentário!

Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!