·Fernando del Cantão·Botafogo em busca da classificação no Mundial: tudo ou nada!
O Botafogo está a um passo de garantir uma vaga nas oitavas de final da Copa do Mundo de Clubes. A missão é clara: o Alvinegro precisa de um bom resultado na fase de grupos, conhecida como o “grupo da morte” junto com o PSG e o Atlético de Madri. E a melhor parte? O futuro do time depende apenas de si mesmo.
O que precisa acontecer
Para garantir a liderança do grupo, o Botafogo só não pode se dar ao luxo de sofrer um golpe que não acontece há mais de seis meses: perder por uma diferença de três gols ou mais. Veja o que pode rolar:
- Se o Botafogo perder do Atlético de Madri por mais de dois gols e o PSG vencer o Seattle Sounders, a situação complica. Nessa combinação, rolaria um empate triplo entre as três equipes e a decisão passaria a ser pelo saldo de gols — levando em conta apenas os jogos entre elas, ou seja, excluindo os resultados contra o Seattle.
Atualmente, o Botafogo está com uma “margem” de dois gols a favor, então, se conseguir evitar uma grande derrota, a liderança é garantida.
A última vez que isso aconteceu
Agora, se você está se perguntando como seria essa situação, vamos lá: uma derrota por mais de três gols seria um marco inédito para o Alvinegro em 2025. A última vez que o time levou uma surra dessas foi lá em dezembro, quando perdeu para o Pachuca por 3 a 0 em uma competição intercontinental, e por conta disso, não conseguiu disputar o título com o Real Madrid.
Em fevereiro, o Botafogo sofreu três gols contra o Flamengo, mas teve o seu mérito, ao balançar a rede uma vez. Portanto, se perder por 3x1 para o Atlético, ainda garante a vaga nas oitavas!
O panorama atual
O Botafogo chega à “final” na liderança do Grupo B e, neste momento, a situação é a seguinte:
- PSG: 3 pontos (2 jogos, saldo +3)
- Botafogo: 3 pontos (1 jogo, saldo +1)
- Atlético de Madri: 0 ponto (1 jogo, saldo -4)
Ou seja, se o Glorioso vencer ou empatar, não só se garante nas oitavas como também se classifica em primeiro! Se perder por até dois gols e o PSG vencer, o Botafogo ainda assim passa em segundo.
Agora é torcer e apoiar! Vamos brindar o Botafogo com toda nossa energia positiva para essa batalha decisiva!
Fonte: UOL - Botafogo só não pode sofrer golpe inédito no ano para avançar no Mundial