author picture

·Fernando del Cantão·

Início da Maratona das Copas: Um Respiro para os 'Rebaixáveis'

Este meio de semana e o próximo são cruciais! É hora de definir os oito times que vão para as quartas de final da Copa do Brasil. Dos 16 times ainda na disputa, 12 são da Série A. Isso significa que os outros 8 clubes da primeira divisão terão duas semaninhas para descansar, se recuperar e se preparar para os próximos jogos.

O Que Vem a Seguir?

Depois dessa fase, o calendário fica ainda mais intenso com a Libertadores e a Copa Sul-Americana. No total, 8 times da Série A estarão envolvidos, e 12 deles vão aproveitar um calendário livre. Em agosto, teremos um verdadeiro surto de jogos! Entre os que estão na briga pelo título, temos o Flamengo e o Palmeiras, enquanto outros times vão ter a chance de treinar tranquilamente - especialmente aqueles que estão na parte de baixo da tabela.

Essa folguinha pode ser crucial para alguns times conseguirem se reerguer e subir na classificação. É quase uma última chance, já que a partir de setembro, e claro em outubro e novembro, cada vez menos times estarão atolados em jogos e mais técnicos vão poder se dedicar ao trabalho com seus jogadores.

Divisão da Tabela: Um Olhar mais Detalhado

Atualmente, os times estão mais ou menos divididos em dois grupos. Os que estão nas partes de cima da tabela do Brasileirão estão jogando na Copa do Brasil, enquanto os que estão lá embaixo, infelizmente, estão fora. Mas tem algumas exceções, como o Mirassol, que é o sétimo colocado, e o Ceará, que está fazendo sua estreia na Série A.

Essas duas equipes terão duas semanas inteirinhas para treinar sem precisar viajar. O Mirassol, por exemplo, vai receber o Vasco no próximo fim de semana, que também é uma exceção entre os times de baixo por ainda estar na Copa do Brasil.

Depois de enfrentar o Vasco e ter mais uma semaninha livre, o Mirassol vai para o Rio encarar o Flamengo (no dia 9 de agosto). O Ceará, por sua vez, pega o Flamengo já no próximo domingo e, após uma semana de descanso, vai enfrentar o Palmeiras em São Paulo. Vai ser um desafio e tanto, já que tanto o Flamengo quanto o Palmeiras são pesados na corrida pelo título.

Cenário na Parte Baixa da Tabela

Do lado de quem luta contra o rebaixamento, o Vasco vai enfrentar o Mirassol fora de casa e depois receberá o Atlético-MG, já sabendo que deve passar por mais uma maratona contra o CSA na Copa do Brasil.

O Grêmio e o Fortaleza se enfrentam nesta terça-feira em um jogo atrasado do Campeonato Brasileiro e, depois, eles também terão um tempo livre, assim como outros candidatos ao rebaixamento como Vitória, Santos, Juventude e Sport.

  • O Sport vai receber o Bahia e depois vai para o Sul enfrentar o Grêmio, que também terá uma semana livre pela frente.
  • Santos e Juventude jogam na segunda-feira, então a vantagem de descanso acaba sendo a mesma para os dois.
  • Na próxima rodada, o Santos vai a Belo Horizonte enfrentar o Cruzeiro, enquanto o Juventude recebe o Corinthians. Aqui sim, o Santos pode ter a vantagem de um tempo livre, especialmente para manter o Neymar em forma.

O Vitória é quem pode realmente aproveitar esse tempo livre. Eles vão receber o Palmeiras (no meio das disputas da Copa do Brasil) e depois poderão enfrentar o São Paulo, que virá de uma partida contra o Athletico-PR em Curitiba.

O Fortaleza, após a partida contra o Grêmio, vai encarar o Corinthians (no meio das batalhas pela Copa do Brasil) e depois receberá o Botafogo, que também vai estar na corda bamba com seus duelos contra o RB Bragantino.

Mês de Agosto Cheio de Desafios

Na semana do meio de agosto, o Fortaleza estará disputando a Libertadores, assim como São Paulo, Inter, Flamengo, Botafogo e Palmeiras. Já o Atlético-MG e o Fluminense estarão envolvidos com a Sul-Americana.

Enquanto isso, Ceará, Mirassol, Vitória, Santos, Juventude e Sport poderão desfrutar de semanas cheias novamente, assim como, teoricamente, Cruzeiro, Corinthians, Red Bull Bragantino, Bahia, Vasco e Grêmio. Contudo, isso pode mudar se a CBF decidir remarcar jogos do Brasileirão para dar uma ajeitada na tabela, especialmente para times que foram eliminados da Sul-Americana, como os três últimos mencionados (Bahia, Vasco e Grêmio), que estão com jogos a menos. Sem contar os que foram eliminados da Copa do Brasil.

Então, é isso! Vamos ver como essa maratona vai impactar os times e quem vai conseguir aproveitar melhor essa oportunidade!

Fonte: UOL - Início da maratona das Copas dá semanas livres e pode ajudar 'rebaixáveis'

Participe da discussão, deixe também o seu comentário!

Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!