
Lesão e 2 Anos Sem Gol: A Saga do Artilheiro do Brasileirão na Europa
Uma lesão séria no joelho, dois anos sem marcar e até um rebaixamento para a segunda divisão. O artilheiro do Campeonato Brasileiro definitivamente não guarda boas lembranças da sua jornada pela Europa.
A Chegada de Kaio Jorge na Velha Senhora
Kaio Jorge, que anotou 13 gols pelo Cruzeiro na Série A, passou três temporadas na Itália antes de desembarcar em Belo Horizonte em julho de 2024. E, para ser sincero, sua experiência por lá foi bem complicada.
O atacante fez apenas 11 jogos pela Juventus, que o contratou do Santos acreditando que ele poderia se tornar uma estrela do futebol mundial. Depois, foi emprestado para o modesto Frosinone. No final das contas, essa aventura no Calcio rendeu 35 partidas, apenas quatro gols e uma boa dose de frustrações.
Os Primeiro Passos e a Lesão Fatal
Kaio Jorge se transferiu para a Europa aos 19 anos. No início, até parecia que ele estava no caminho certo. O jovem fez algumas aparições pelo time principal e até jogou no time B da Juve para ir se adaptando ao futebol europeu. No entanto, em fevereiro de 2022, durante um jogo pela "segunda equipe", ele sofreu uma grave lesão no tendão patelar do joelho direito. Resultado? 16 meses fora dos campos, ou seja, quase um ano e meio sem jogar profissionalmente.
Em uma entrevista à rádio Itatiaia, ele comentou sobre o desafio: “Pensei em parar por um tempo. Eu tentava, tentava e meu joelho inflamava, inchava. Ia para o campo e, com um minuto, travava meu joelho. Aí começa a bater o desespero no cara, né?”
Retorno ao Futebol e Novo Desafio
Quando Kaio finalmente conseguiu voltar em 2023/24, não encontrou mais espaço na Juventus. Para sua sorte, a solução foi um empréstimo para o Frosinone. Mas a situação não melhorou muito: ele passou boa parte do tempo no banco e acabou vendo o time terminar a Série A na penúltima posição, sendo rebaixado. No entanto, voltou a ter uma rotina de jogador e fez três gols, encerrando um jejum que durava quase dois anos!
Novo Começo no Cruzeiro
E foi nesse momento que o Cruzeiro apareceu. Sua passagem pelo time celeste foi um verdadeiro renascimento. Nos primeiros meses, ele detonou na reta final da Copa Sul-Americana e levou o time ao vice-campeonato.
Depois do ano novo, ele atingiu seu auge. Já são 15 gols em 2025, sua maior marca em uma única temporada! Impressionante, não? Agora, o clube não pensa em vendê-lo nem por 30 milhões de euros (R$ 191,8 milhões).
Desafios no Campeonato Brasileiro
Apesar do brilho de Kaio Jorge, a fase recente do Cruzeiro não tem sido das melhores. O time vem de três empates consecutivos (com Corinthians e CSA, além de uma derrota em casa para o Ceará), o que custou a liderança do Brasileirão e deixou a classificação às quartas de final da Copa do Brasil em risco.
Agora, a equipe mineira está dois pontos atrás do Flamengo na corrida pela ponta da tabela (34 contra 36) e precisa se reorganizar rapidamente, especialmente antes do próximo jogo contra o Botafogo no domingo. E na quinta-feira, eles têm uma nova batalha pela frente: o jogo de volta contra o CSA em Maceió. Para seguir na Copa do Brasil, Kaio Jorge e seus companheiros vão precisar de uma vitória, seja no tempo normal ou nos pênaltis, caso ocorra outro empate.
Essa é a história de um talento que passou por altos e baixos, mas que, com certeza, não vai desistir tão fácil. Vamos torcer para que ele continue brilhando no futebol brasileiro!
Fonte: UOL - Lesão e 2 anos sem gol: a passagem do artilheiro do Brasileirão pela Europa