
Libertadores na Área: O Que Mudou nas Equipes Após Dois Meses e Meio?
Depois de dois meses e meio de pausa, a tão esperada Copa Libertadores da América-2025 finalmente está de volta! E para alegrar os corações da galera, temos três partidas rolando esta noite, dando início aos mata-matas no torneio interclubes mais importante do continente.
Mas, atenção! As equipes que entram em campo hoje não são as mesmas da fase de grupos do primeiro semestre. Vamos dar uma olhada nas transformações que aconteceram durante a “férias” da competição?
Fortaleza x Vélez Sarsfield
- Jogo 1: Hoje, às 19h, em Fortaleza
- Jogo 2: 19/08, às 19h, em Buenos Aires
O Fortaleza passou por uma baita mudança: o técnico Juan Pablo Vojvoda, que estava há quatro anos no clube, deixou o cargo em julho. Agora, o time é comandado pelo português Renato Paiva (ex-Botafogo). E tem mais: a equipe trouxe cinco novos jogadores! Entre eles, estão os goleiros Helton Leite e Vinícius, o lateral esquerdo Weverson e os atacantes José Herrera e Adam Bareiro. Mas nem tudo é alegria, já que o veterano zagueiro David Luiz deu tchau e se mudou para o Chipre.
No lado do Vélez, as mudanças também foram intensas. O time perdeu dois dos seus principais meio-campistas: Álvaro Montoro (para o Botafogo) e Christian Ordóñez (para o Parma). Para reforçar o elenco, chegaram nomes conhecidos do cenário sul-americano, como os chilenos Diego Valdés e Lisandro Magallán, além do meia Rodrigo Aliendro, que estava no River Plate.
Atlético Nacional x São Paulo
- Jogo 1: Hoje, às 21h30, em Medellín
- Jogo 2: 19/08, às 21h30, em São Paulo
No São Paulo, o técnico Luis Zubeldía foi substituído por outro argentino: Hernán Crespo. Apesar da mudança na comissão técnica, o elenco não sofreu tantas alterações. O único reforço para este semestre é o ponta chileno Gonzalo Tapia, ex-River. As saídas não foram numerosas, mas Igor Vinícius foi para o Santos e Matheus Alves se transferiu para o CSKA Moscou.
O Atlético Nacional, por sua vez, trouxe o jogador Marlos Moreno, que já vestiu a camisa do Flamengo, para dar um gás em um ataque que perdeu sua principal referência nesta janela.
Peñarol x Racing
- Jogo 1: Hoje, às 21h30, em Montevidéu
- Jogo 2: 19/08, às 21h30, em Avellaneda
O Racing, que se destacou na fase de grupos, aproveitou a crise do Boca Juniors para contratar o zagueiro Marcos Rojo, que já foi campeão do mundo. Além disso, investiu em atacantes como Tomás Conechny e Elías Torres.
No Peñarol, a volta do centroavante Matías Arezo, que não se destacou no Grêmio, é um alívio. Além dele, chegaram ao elenco o ponta Alejo Cruz, ex-Atlético-GO, para ajudar na busca pelo título.
Cerro Porteño x Estudiantes
- Jogo 1: Hoje, às 19h, em Assunção
- Jogo 2: 20/08, às 19h, em La Plata
O Cerro Porteño fez uma pequena reformulação no seu elenco, trazendo seis novos jogadores, sendo três deles vindos do Brasil: Fabricio Domínguez (Sport), Fabrizio Peralta (Cruzeiro) e Freddy Noguera (Grêmio). O Estudiantes, mais modesto nas mudanças, apresentou apenas três reforços, mas com nomes como o goleiro Fernando Muslera, que tem uma vasta experiência com a seleção uruguaia.
Flamengo x Internacional
- Jogo 1: Amanhã, às 21h30, no Rio de Janeiro
- Jogo 2: 20/08, às 21h30, em Porto Alegre
O Flamengo não fez por menos e quebrou recordes ao gastar 43,5 milhões de euros (cerca de R$ 275,1 milhões) nesta janela. Contratou cinco jogadores com bagagem no futebol europeu, como Emerson Royal e Saúl Ñíguez. Mas nem tudo são flores: dois titulares, Wesley e Gerson, deixaram o clube rumo à Europa.
No lado do Inter, as mudanças foram bem mais discretas, com apenas dois reforços até agora: o volante Richard e o meia uruguaio Alan Rodríguez.
Botafogo x LDU
- Jogo 1: Quinta-feira, às 19h, no Rio de Janeiro
- Jogo 2: 21/08, às 19h, em Quito
O Botafogo não parou quieto e já trouxe oito novas caras para o time. Entre elas, o volante Danilo (ex-Palmeiras e Nottingham Forest) e o goleiro Neto, que já jogou no Barcelona. Além deles, o técnico Davide Ancelotti, filho de Carlo Ancelotti, chegou para comandar o elenco.
Por outro lado, a LDU optou por um planejamento mais modesto e ficou com apenas dois novos jogadores, tendo que lidar com a saída do atacante Álex Arce, que marcou 37 gols na última temporada.
Libertad x River Plate
- Jogo 1: Quinta-feira, às 21h30, em Assunção
- Jogo 2: 21/08, às 21h30, em Buenos Aires
O River Plate ficou sem a sua joia, Franco Mastantuono, que foi negociado com o Real Madrid. O clube investiu a grana recebida em novos jogadores: um defensor e dois meias, além de dois atacantes.
O Libertad, por sua vez, fez apenas mudanças pontuais, apostando em dois jogadores emprestados do Olimpia e no meia-atacante Jorge Recalde, que vem do Ceará.
Universitário x Palmeiras
- Jogo 1: Quinta-feira, às 21h30, em Lima
- Jogo 2: 21/08, às 21h30, em São Paulo
O clima está pegando fogo no Palmeiras, que enfrenta uma pressão enorme da torcida. Após as saídas de Estêvão (Chelsea) e Richard Ríos (Benfica), o time trouxe alguns reforços: o lateral Khellven e o meia-atacante paraguaio Ramón Sosa. Um terceiro nome está prestes a ser anunciado: o goleiro Carlos Miguel.
Já o Universitário fez esforços para melhorar seu elenco, trazendo um zagueiro do México, Anderson Santamaría, e um volante de Portugal, Jesús Castillo.
E aí, animado para os jogos desta noite? A Libertadores está pegando fogo e as mudanças podem fazer toda a diferença nessa reta final!
Fonte: UOL - Libertadores retorna após 2 meses e meio; saiba o que mudou em cada time