
Adeus ao Sonho do Bi: Botafogo é Derrotado pela LDU
O Botafogo, que sonhava com o bicampeonato da Libertadores, viu seus planos irem por água abaixo. O Glorioso, atual campeão, não conseguiu se segurar na altitude de Quito e perdeu para a LDU por 2 a 0, dizendo tchau ao torneio nas oitavas de final.
O Jogo
Os gols da partida foram marcados por Villamil e Alzugaray – este último de pênalti. O Botafogo, ineficaz em campo, não teve resposta aos ataques dos equatorianos. Para completar, o time carioca até ficou com um jogador a mais, após a expulsão de Mina, mas nada adiantou.
O resultado final do agregado foi de 2 a 1 a favor da LDU. Na partida de ida, o Botafogo havia vencido por 1 a 0 no Nilton Santos, com gol de Artur. Agora, a LDU se prepara para enfrentar o São Paulo nas quartas, com data a ser definida pela Conmebol.
Próximos Passos
Mesmo com a eliminação, o Botafogo já tem um novo desafio pela frente. O time volta a campo no próximo domingo, às 18h30 (de Brasília), para encarar o Juventude pela 21ª rodada do Brasileirão.
Os Momentos da Partida
A pressão da LDU começou cedinho, e após seis minutos, a superioridade começou a se mostrar. Foram 20 chutes da equipe equatoriana, e eles atacaram de todas as formas: pelo chão, pelo alto e até de bola parada.
O primeiro gol veio em um momento chave. Após uma jogada pela direita, Alzugaray deixou a bola passar para Villamil, que não titubeou e estufou as redes: 1 a 0! O Botafogo até tentou reagir, mas Marlon Freitas não conseguiu concluir: na hora do cavadinha, a tentativa quase virou um presente para o adversário.
O segundo gol também teve suas controvérsias. A LDU ganhou um escanteio em um lance duvidoso. Na cobrança, a bola sobrou para Adé, que chutou e pegou no braço de Marlon Freitas. Sozinho, Alzugaray fez 2 a 0. O Botafogo estava em apuros!
E se você achou que a coisa poderia melhorar, eis que Vitinho, em um momento de desatenção, deixou Villamil livre na área, que mandou uma bomba para fora. Para piorar ainda mais a situação, Jeffinho, levando uma caneta de Mina, acabou sendo atingido e o VAR chamou a atenção do árbitro que, após revisar, expulsou o zagueiro.
No desespero, Vitinho até acertou um chute lindo, quase fazendo um golaço. A bola passou raspando na trave de Valle e saiu pela linha de fundo.
Dados da Partida
- Data e Hora: 21 de agosto de 2025, às 19h (de Brasília)
- Competição: Volta das oitavas de final da Libertadores
- Local: Estádio Rodrigo Paz Delgado, Quito (EQU)
- Árbitro: Facundo Tello (ARG)
- Gols: Villamil (6'/1°T), Alzugaray (14'/2°T)
- Cartões Amarelos: Danilo, Marlon Freitas, Barboza (BOT); Cornejo, Allala (LDU)
- Cartão Vermelho: Mina (LDU)
Escalações
LDU:
- Valle; Adé, Mina e Quiñonez; Gruezo, Cornejo (Minda), Quintero e Villamil; Ramírez (Allala), Medina (Cabeza) e Alzugaray (Erique).
- Técnico: Tiago Nunes
Botafogo:
- John; Vitinho, Marçal, Barboza e Alex Telles; Danilo, Marlon Freitas (Arthur Cabral) e Allan (Newton); Savarino (Correa), Artur (Montoro) e Matheus Martins (Jeffinho).
- Técnico: Davide Ancelotti
Despedida do Bicampeonato
E assim, o Botafogo dá adeus ao sonho do bicampeonato na Libertadores. Com a eliminação, fica a expectativa para ver como o time vai se recompor para os próximos desafios no Brasileirão. Vamos aguardar!
Fonte: UOL - Botafogo não resiste a bombardeio, perde para LDU e dá adeus ao sonho do bi