author picture

·Fernando del Cantão·

Tetra ou nada: Flamengo, Palmeiras ou São Paulo?

A Corrida pelo Título Inédito

Vamos falar sobre um assunto que tá bombando: os times brasileiros que querem fazer história na Libertadores! Os tri-campeões Flamengo, Palmeiras e São Paulo sonham em se tornarem os primeiros tetracampeões do Brasil na competição. E só isso já garante uma disputa acirrada!

Teremos mais uma final entre brasileiros? Pode ser! O São Paulo, que foi pioneiro ao conquistar seu tri em 1992, 1993 e 2005, teve uma oportunidade de ouro pra ser tetra logo depois, mas acabou perdendo nos pênaltis para o Vélez Sarsfield em um Morumbi lotado em 1994. E, se não bastasse, também foi derrotado pelo Independiente na decisão de 1974. O Tricolor tem uma história pesada na Libertadores, e agora enfrenta a LDU, que recentemente eliminou o Botafogo. E olha, essa LDU, treinada pelo brasileiro Thiago Nunes, é a surpresa da competição, aproveitando a altitude de Quito. Mas a vaga para a semifinal será decidida no Morumbi, onde o São Paulo já teve um revés nos pênaltis contra eles na Copa Sul-Americana de 2023.

Sangue Novo e Pressão na Competição

Com a chegada do Crespo, o São Paulo ficou mais forte e competitivo, especialmente no Campeonato Brasileiro. Mas falando de Flamengo, que também é tri-campeão (1981, 2019, 2022), eles poderiam ter sido tetra se não tivessem tropeçado em Montevidéu ao perder para o Palmeiras em 2021. O time rubro-negro tem o melhor elenco da América do Sul, tá jogando com tudo no Brasileiro e arrebentou o Internacional, chegando confiante para as quartas de final. O adversário deles é o Estudiantes de La Plata, que, na minha opinião, é o time mais fraco dessa fase.

E quem vai estar lotado? Adivinha! O Maracanã, é claro! Se o Flamengo mantiver o foco que teve contra o Colorado, não terá problemas em atropelar os argentinos. Mas ó, é bom ficar esperto com as provocações típicas dos nossos vizinhos.

Palmeiras e o Desafio Argentina

Vamos falar do Palmeiras, outro tri-campeão da Libertadores (1999, 2020, 2021). Eles também tiveram a chance de ser tetra, mas perderam nos pênaltis em 2000, no Morumbi, com 75 mil torcedores assistindo. O time do Abel Ferreira passou a perrengue com o Universitário do Peru na última quinta-feira (21), mas após um massacre de 4 a 0 em Lima, tudo parece tranquilo... mas a confiança é fundamental para enfrentar o gigante River Plate.

Os argentinos vêm com quatro times nas quartas de final (Racing, Vélez, Estudiantes e River) e farão de tudo para quebrar a hegemonia brasileira dos últimos anos. O Palmeiras vai decidir a vaga em casa, mas o River Plate é um baita adversário. Apesar de achar o Palmeiras superior, não dá pra dar bobeira contra eles. O Abel já venceu no Monumental de Núñez, mas depois quase derrapou no Allianz.

As Multidões de Expectativa

Na visão aqui, sinto que o Flamengo vai passar tranquilo, enquanto São Paulo e Palmeiras vão suar a camisa, mas também vão avançar. E se tudo der certo, as semifinais terão um duelo brasileiro entre São Paulo e Palmeiras e Brasil contra Argentina, com o Flamengo enfrentando quem passar de Racing e Vélez Sarsfield — que eu palpitando aqui, acho que vai ser o Racing.

É isso, galera! Vamos acompanhar essa disputa emocionante e torcer para que nossos times façam história na Libertadores!

Fonte: UOL - Quem tem mais chances de ser tetra: Flamengo, Palmeiras ou São Paulo?

Participe da discussão, deixe também o seu comentário!

Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!