author picture

·Fernando del Cantão·

Polêmicas no Brasileirão: O que Ex-Árbitros Estão Dizendo Sobre os Lances do Sábado

O último sábado do Brasileirão foi recheado de polêmicas e decisões da arbitragem que deixaram muitos atletas enfurecidos. Nos jogos entre Bragantino 1x0 Grêmio e Corinthians 2x0 Mirassol, não faltaram momentos que fizeram a galera questionar a atuação dos juízes. Vamos dar uma olhada nas análises de ex-árbitros sobre três lances quentes que rolaram durante as partidas.

A Expulsão Polêmica de Kannemann

No primeiro tempo, o árbitro Lucas Casagrande decidiu expulsar o zagueiro Kannemann, do Grêmio, após revisar um lance no VAR. Ele achou que Kannemann havia agredido Pedro Henrique, do Bragantino, antes de um ataque do time paulista. Revoltado, o capitão do Grêmio ainda deu um show e ameaçou não deixar o campo. Pedro, por sua vez, comentou sobre o lance: "Eu abaixei a mão do Kannemann e ele pensou que eu fosse colocar o braço. Aí, acabou atingindo meu rosto."

Agora, vamos ver o que disseram os ex-árbitros:

  • Renato Marsiglia: "A imagem não deixou tudo claro, mas o que o jogador do Bragantino disse deve ser considerado — ele afirma que não houve agressão."
  • Alfredo Loebeling: "A expulsão do Kannemann foi exagerada. O árbitro se perdeu nessa. Não tinha motivo nenhum para expulsá-lo."
  • Guilherme Ceretta: "Qualquer disputa do Kannemann precisa ser vista de uma forma especial, dado seu histórico. A expulsão está certa."
  • Emidio Marques: "Para mim, ficou evidente a agressão do Kannemann. A expulsão foi a decisão correta do árbitro."

Clica aqui e assista a partir de 48 segundos para ver o lance:

Lance do Mão na Bola de Marlon

No final do jogo, Casagrande voltou a ser comentado ao decidir, também consultando o VAR, se houve mão na bola de Marlon dentro da área. O lateral gremista se jogou na frente do chute de Praxedes, desviando a bola. E para completar, ele ainda levou cartão amarelo, enquanto Jhon Jhon garantiu a vitória para o Bragantino.

E as análises dos ex-árbitros nesse lance foram:

  • Renato Marsiglia: "A bola bateu no braço do Marlon com o braço já junto ao corpo. Não houve intenção de ampliar o espaço. O VAR não deveria intervir aqui."
  • Alfredo Loebeling: "Esse lance não era para o VAR chamar. No Brasil, parece que o VAR está entrando em jogadas em que o árbitro já está com a visão total. E não foi pênalti, de jeito nenhum."
  • Guilherme Ceretta: "Isso não foi nada. É absurdo marcar pênalti nesse lance. A arbitragem tá uma bagunça! O que é certo, o que é errado?"
  • Emidio Marques: "Rolou toque de bola no braço do Marlon quando ele estava com o braço aberto, assim, ele estava aumentando seu espaço de forma ilícita. Pênalti bem marcado."
  • Manoel Serapião: "Não foi pênalti. O Marlon estava disputando a bola e seu braço, mesmo aberto, estava numa posição natural. Quando houve contato, o braço já estava quase junto ao corpo."

Clica aqui e assista a partir de 3min23seg para ver como foi o lance:

Pênalti de Reinaldo em Yuri Alberto

No começo do duelo entre os paulistas, o árbitro Felipe Fernandes de Lima usou o VAR para marcar um pênalti de Reinaldo em Yuri Alberto. Ele viu que Reinaldo atrapalhou o avanço do adversário durante um cruzamento e, claro, o pênalti foi batido e convertido por Maycon.

As análises dos ex-árbitros sobre esse lance foram:

  • Renato Marsiglia: "O pênalti foi bem marcado. O Reinaldo puxou o Yuri, evitando que ele conseguisse alcançar a bola e fazer o gol."
  • Alfredo Loebeling: "Houve puxão, é penalidade sim. O puxão impediu que o Yuri chegasse pra marcar."
  • Guilherme Ceretta: "Difícil dizer. Estão marcando coisas estranhas e deixando de marcar o óbvio. Eu acho que ele errou, mas baseado no que estão marcando, ele acertou — manteve o critério errado."
  • Emidio Marques: "Pela visão lateral, não consigo afirmar se houve falta ou não. Para mim, foi um choque acidental. Eu não marcaria pênalti."
  • Manoel Serapião: "O Yuri Alberto foi puxado e impossibilitado de jogar a bola. Pênalti correto e amarelo bem aplicado, já que ele não tinha domínio da bola."

E aí, o que você achou dos lances? Deixe sua opinião e fique ligado nas próximas análises aqui no blog da classificacaogeral.com.br!

Fonte: UOL - Expulsão? Pênaltis? Ex-árbitros comentam polêmicas dos jogos de sábado

Participe da discussão, deixe também o seu comentário!

Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!