author picture

·Fernando del Cantão·

Corinthians e as 'Barrigadas': Preparação para um Retorno Amargo no 1° Turno

A última derrota do Corinthians para o Santos, com um placar de 3 a 1, foi mais uma no rol das "barrigadas" que a equipe enfrentou neste Brasileirão. Agora, o time tem pela frente uma sequência de jogos que, há alguns meses, gerava bastante preocupação.

A Montanha-Russa do Brasileirão

O Corinthians tá quase que numa montanha-russa, viu? Entre vitórias e derrotas, a equipe só conseguiu três vitórias, dois empates e cinco derrotas nos últimos 10 jogos. Isso justifica a razão pela qual, em alguns momentos, o time olha pra cima na tabela e, em outros, fica tenso com a aproximação dos rivais. Atualmente, estamos na 12ª posição, com 10 pontos atrás do G6 e oito acima do Z4. E pra piorar, todos os times abaixo têm um jogo a menos.

Como destacou Lucas Silvestre, auxiliar do Dorival Júnior: “Viemos de bons jogos fora de casa — vencemos Fluminense, Vasco e Ceará —, mas não conseguimos garantir os pontos em casa. Já tivemos momentos bons, mas não conseguimos entrar no jogo como deveríamos em algumas partidas, como contra Juventude, Sport, hoje e São Paulo. Precisamos entender o porquê dessas barrigadas para conseguirmos manter uma boa sequência.”

Dificuldades nas Partidas Cruciais

Infelizmente, o Corinthians tem se mostrado frágil quando enfrenta times que estão na parte de baixo da tabela. Sob o comando de Dorival, o time jogou duas vezes contra Santos, Sport e Internacional, e ainda encarou o Grêmio, Atlético-MG, Vitória, Fortaleza e Juventude. Dos 33 pontos disputados, conquistou apenas 14, resultando em um aproveitamento de 42,2%.

E não é só isso: o desempenho depois das paradas tem sido péssimo, quase como uma “sina.” Depois das Datas FIFA em junho, setembro e outubro, a sequência foi essa: empate com o Grêmio, vitória sobre o Fluminense e perda para o Santos. E, após o Mundial, o time levou mais uma pancada, dessa vez do Bragantino.

Os Jogos do Medo

Os próximos jogos têm gerado um certo receio no Corinthians desde o fim do primeiro turno. De 24 de maio a 16 de agosto — com uma pausa pro Mundial —, apenas uma vitória foi registrada em 11 partidas. E adivinha quem é o adversário do próximo sábado? Sim, o Atlético-MG! Durante essa sequência, o Corinthians ficou com seis empates (Galo, Vitória, Grêmio, Cruzeiro, Botafogo, e Fortaleza) e quatro derrotas (Bragantino, São Paulo, Juventude e Bahia). O único triunfo foi contra o Ceará.

A sequência negativa no primeiro turno deixou o Corinthians a apenas quatro pontos do Z4. A equipe terminou a primeira metade da competição com apenas 22 pontos, ocupando a 13ª colocação.

Olhando para o Futuro

Agora é hora de focar! O Corinthians tem até dezembro para se dedicar totalmente ao Brasileirão e evitar que essa sequência indesejada se repita. As semifinais da Copa do Brasil, contra o Cruzeiro, vão rolar apenas depois do término do campeonato por pontos corridos, em dezembro.

Se a torcida mantiver a esperança, quem sabe conseguimos dar a volta por cima? Vamos, Corinthians!

Fonte: UOL - Corinthians sofre com 'barrigadas' antes de rever série amarga do 1° turno

Participe da discussão, deixe também o seu comentário!

Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!