
Jorginho: Do 'Não' no Palmeiras ao Brilho no Flamengo
Jorginho, o craque que hoje brilha no Flamengo, não teve uma trajetória fácil no início da carreira. Naturalizado italiano, ele conquistou títulos importantes na Europa antes de chegar ao Rubro-Negro. Mas, a verdade é que sua história poderia ter sido bem diferente se ele tivesse passado na peneira do Palmeiras. O duelo entre Flamengo e Palmeiras vai rolar neste domingo, às 16h, no Maracanã, e é um jogo que tem um gostinho de "decisão" no Campeonato Brasileiro.
As Tentativas que Não Deu Certo
Quando ainda era um adolescente de 13 anos, Jorginho decidiu fazer as malas e se mudar para São Paulo em busca de uma chance em um grande clube. Nascido em Imbituba, no interior de Santa Catarina, fez essa viagem acompanhado do pai. Mas o que era para ser um sonho se transformou em um frustrante "não" do Palmeiras. E não parou por aí! O garoto também não foi aprovado no São Paulo e no Internacional.
Jorginho, em uma declaração ao UOL, relembra essas dificuldades:
"Meu pai me levou para São Paulo para fazer teste. Aí tentei no São Paulo, não deu certo. Tentei no Palmeiras, também não deu certo. Aí fui parar no Rio Grande do Sul, fui no Inter, e também não deu certo."
Resiliência e uma Oportunidade Inusitada
Mesmo desanimado com tantas reprovações, Jorginho não desistiu e voltou para sua cidade, onde continuou jogando em torneios de escolinhas. Foi aí que a sorte sorriu para ele de uma forma bem peculiar. Ele contou:
"Sabe esses torneios de escolinha? Tinha um empresário que estava assistindo. Esse empresário era italiano e já tinha um projeto aqui no Brasil que estava selecionando os meninos para levar para esse alojamento que ele tinha."
Com apenas 13 anos, Jorginho se mudou para a Itália, onde ficou em um alojamento por dois anos com outros meninos da sua cidade. Ele teve a chance de aprender com um treinador que introduzia a mentalidade europeia no futebol.
A Virada e o Brilho na Europa
Apesar das dificuldades, Jorginho segurou a onda e não voltou para o Brasil, mesmo com a mãe pedindo para que ele voltasse. Ele se firmou na Itália, se naturalizou e conquistou títulos impressionantes como a Champions League, a Liga Europa, o Mundial e até a Eurocopa.
Uma Nova Chance com o Palmeiras?
Recentemente, em janeiro, o Palmeiras se lembrou do jogador e o nome de Jorginho voltou a ser cogitado. Naquele momento, ele ainda jogava pelo Arsenal e poderia assinar um pré-contrato com outro clube. No entanto, o Verdão decidiu priorizar o acerto com Andreas Pereira, deixando a conversa de lado.
Jorginho seguiu firme e agora é um dos pilares do Flamengo, mostrando que os não recebidos no começo apenas o tornaram mais forte.
Fiquem ligados, porque o clássico promete muitas emoções!
Fonte: UOL - Soberano no Flamengo, Jorginho não passou em peneira na base do Palmeiras