
Confronto Épico: Filipe Luís e Abel Ferreira no Flamengo x Palmeiras
Quando a gente fala do confronto entre Filipe Luís e Abel Ferreira no clássico Flamengo x Palmeiras, é impossível não lembrar de uma figura que vai estar bem longe do Maracanã: o Jorge Jesus.
A Chegada de Abel e o Legado de Jesus
Abel Ferreira chegou ao Brasil e logo se tornou o maior símbolo do antagonismo em relação ao seu compatriota, Jorge Jesus, que já havia deixado o comando do Flamengo em 2020. Ao perceber o rival brilhando sob a batuta de um técnico português, o Palmeiras contratou Abel para equilibrar a disputa.
Enquanto isso, Filipe Luís, só com um pouco mais de um ano de experiência como titular, é a cara viva do legado que Jesus deixou no futebol brasileiro. Juntos, Abel e Filipe trazem aquele sabor europeu para o embate entre Flamengo e Palmeiras.
Filipe Luís Fala Sobre o Rival
Filipe Luís não hesita em reconhecer a força do Palmeiras:
"O Palmeiras é uma grande equipe em um grande momento. Tem um dos elencos mais caros ou o mais caro, com todas as contratações que fizeram. Dos mais poderosos e com o melhor treinador do Brasil, pelo que demonstrou com títulos e números em todos esses anos."
E olha que Abel e Jesus não estão apenas ligados pelo país de origem. Eles são de gerações diferentes dentro de uma escola portuguesa que conquistou espaço no futebol brasileiro, impactando até mesmo os cursos de formação de treinadores da CBF Academy.
Estilos Diferentes, Resultados Iguais
Jorge Jesus tinha um estilo de jogo altamente ofensivo. Ele trouxe ao Brasil a marcação pressão e um amor inabalável pelo gol, mudando a forma como o futebol é jogado por aqui. Sob sua liderança, o Flamengo conquistou o Brasileiro e a Libertadores em 2019, tornando-se o treinador estrangeiro de maior sucesso do país.
Quando o Palmeiras decidiu demitir Vanderlei Luxemburgo, buscava um comando diferente e inicialmente se interessou por Miguel Ángel Ramírez. Mas a escolha por Abel como plano B foi uma tacada certeira.
Com o tempo, a rivalidade entre Abel e Jesus começou a mostrar suas garras. Abel se mostrou leal ao Palmeiras, mesmo com uma proposta do Al-Sadd do Qatar que não se concretizou. O Palmeiras de Abel é conhecido por seu conteúdo tático robusto. O time passou por várias transformações, mas recentemente encontrou uma nova identidade com a dupla de ataque formada por Vitor Roque e Flaco López.
A força mental também é um ponto forte de Abel, já que ele trouxe ao Palmeiras duas Libertadores (2020 e 2021), dois Brasileiros (2022 e 2023) e a Copa do Brasil (2020).
Jesus e a Escolha de Ancelotti
A rivalidade chegou até a CBF durante a discussão sobre quem seria o próximo treinador da seleção brasileira. No entanto, quem acabou assumindo a seleção foi Carlo Ancelotti, por insistência do então presidente Ednaldo Rodrigues.
Filipe Luís admite os números impressionantes de Abel e o considera um dos melhores do Brasil, mas ainda assim coloca Jorge Jesus no topo: “ele é o maior de todos os tempos”. O carinho do jogador pelo Mister vem do tempo em que ele anotava todos os treinos e, como o português era bem exigente, os jogadores não podiam nem espiar os treinos.
Ao assumir o comando, Filipe Luís fez questão de aplicar tudo que aprendeu e, por isso, não abre mão de um jogo propositivo, com marcação pressão e vontade de controlar a partida.
O Legado de Jesus e o Futuro em Disputa
Filipe Luís foge de comparações com Jorge Jesus, mas é inegável que o sucesso dele como técnico é uma forma de minimizar a saudade que o Flamengo sente do Mister. Jesus poderá ter sido uma presença marcante, mas seu retorno está cada dia mais complicado devido ao alto salário que recebe no futebol saudita.
Independentemente do que aconteça hoje no Maracanã, é bem provável que este não seja o último duelo entre Filipe Luís e Abel Ferreira. Afinal, Flamengo e Palmeiras estão nas semifinais da Libertadores e poderão se enfrentar na tão esperada final.
E mais: ambos os técnicos estão com propostas de renovação contratual em cima da mesa, e tanto Palmeiras quanto Flamengo parecem super satisfeitos com quem tem ao leme.
Fiquem ligados, a disputa só está começando!
Fonte: UOL - Ele não estará no jogo, mas explica Abel no Palmeiras e Filipe Luís no Fla